sex 26/abril/2024 18:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeirenses doam livros para recompor acervo da Biblioteca Municipal

redacao
Redação Dia a Dia
Foto: Márcia Leal/PMCI

O acervo da Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, de Cachoeiro de Itapemirim, que foi duramente afetado pela enchente de janeiro, está sendo reposto com a ajuda de doações. Quatro moradores de Cachoeiro fizeram doações, particularmente, vultosas, somando quase 450 livros: Graça Moreira, Eduarda Scaramussa, Wanilda Maria Campos Moreira e Roberto Carlos Farias.

Entre as obras doadas, estão títulos como: “Treze noites de terror”; “O xis da questão”; “O grande mentecapto”; “O guardião de memórias”; “Garota exemplar”; “Senhora” e “Guarani”.

“Quando soube que a Biblioteca e seu acervo tinham sido, fortemente, atingidos pela enchente de janeiro, fiquei muito sensibilizada. Por isso, decidi contribuir para a restauração do acervo, porque entendi que muitos dos meus livros seriam melhores aproveitados se fossem disponibilizados publicamente. Cultura é fundamental. As pessoas precisam ter acesso a esse mundo que somente os livros proporcionam”, expressa Graça Moreira.

“Cada contribuição, seja a quantidade de livros que for, é e será importante para a reconstrução do acervo da Biblioteca Municipal, porque quanto mais literatura tiver disponível, mais alcance gera e isso promove a vida das pessoas. Doar livros e promover a literatura é um gesto humanitário”, completa Roberto Carlos Farias.

Por causa da enchente histórica, boa parte do acervo de cerca de 15 mil obras da biblioteca, que completou 75 anos em 2019, foi perdida. Para recuperar esse quantitativo, desde fevereiro, tem sido incentivada a doação de obras de literatura, de qualquer gênero, tanto para adultos, quanto infantojuvenis.

Eduarda Scaramussa, uma das doadoras, acredita que a Biblioteca é uma importante fonte de conhecimento histórico e lúdico para a cidade. “A leitura é um passaporte para o mundo, abre horizontes, amplia conhecimento e agrega valores independente da idade do leitor” salienta.

Como doar

Para ajudar na restauração do acervo, os interessados podem fazer as doações de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Casa da Memória (rua 25 de Março, Centro – ao lado do Guimarães Rosa), prédio onde está instalada a biblioteca. Para mais informações, basta ligar para o número: (28) 3155-5272

Atualmente, a biblioteca está funcionando para empréstimo de livros de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Entretanto, por conta da pandemia de Covid-19, os usuários não podem ir até as estantes – as obras são entregues no balcão. Também é necessário cumprir os protocolos de distanciamento social e de uso de máscara de proteção.

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais