Cachoeiro amplia locais de vacinação e terá equipe itinerante no comércio

Cachoeiro amplia locais de vacinação e terá equipe itinerante no comércio
Redação Dia a Dia

O cachoeirense que quiser se vacinar contra a Covid-19 poderá aproveitar a abertura da programação de Natal neste sábado (11) , na Praça de Fátima, para colocar o esquema vacinal em dia. A vacinação ocorrerá das 18h às 21h.

É que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará novas ações de vacinação contra a Covid-19 fora das unidades de saúde e terá um ponto de vacinação no local.

Além da Praça de Fátima, no domingo (12) e na quinta-feira (16) que vem, a aplicação das vacinas ocorrerá no Perim Center. E de segunda (13) a sexta (17) da semana que vem, uma equipe de vacinadores percorrerá o comércio de Cachoeiro.

O horário de  vacinação no Perim Center, localizado no bairro Caiçara, acontecerá das 13h às 20h, nos dois dias, aproveitando a movimentação de pessoas em torno das estreias de dois filmes no cinema. Já a vacinação itinerante no comércio ocorrerá das 16h às 19h.

Na ação, vacinadores percorrerão os estabelecimentos comerciais, começando pelo Centro, para averiguar se os trabalhadores e clientes estão com a vacinação em dia e oferecer-lhes a possibilidade de receber a aplicação.

Poderão se vacinar: pessoas acima de 12 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal; quem está com a segunda dose em atraso ou vencendo no dia da ação; e o público apto a receber a dose de reforço (terceira dose).

Para quem recebeu a primeira dose da Coronavac, o prazo entre as aplicações é de 28 dias. Para Pfizer e AstraZeneca, o intervalo entre primeira e segunda dose é de 56 dias.

A dose de reforço é aplicada em pessoas de 18 a 59 anos que receberam a segunda dose há, pelo menos, 4 meses. Para os idosos acima de 60 anos, esse prazo é um pouco menor: 3 meses.

Pessoas com alto grau de imunossupressão – isto é, com câncer, HIV ou transplantadas, por exemplo -, também podem receber a terceira dose, uma vez que tenham completado o esquema vacinal há, no mínimo, 28 dias.

Para receber o imunizante, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

O secretário municipal de Saúde  Alex Wingler diz que o município está sempre buscando estratégias novas para facilitar o acesso à vacina.

“Apesar de termos alcançado um estágio muito avançado da campanha de imunização, há pessoas que não tomaram a primeira dose ou que estão com o esquema vacinal para completar, e por isso é muito importante que a população aproveite mais essa oportunidade”, destaca.

 

Pontos de vacinação itinerantes

Praça de Fátima: sábado (11), 18h às 21h

Perim Center: domingo (12) e quinta-feira (16), 13h às 20h

Comércio: segunda (13) a sexta-feira (17), sempre das 16h às 19h

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias