O mês de agosto é voltado para o combate e a conscientização a respeito da violência contra a mulher. No município de Cachoeiro de Itapemirim, ações estão sendo realizadas para compor a campanha Agosto Lilás – movimento criado para comemorar a Lei Maria da Penha, que completa 13 anos em 2019.
Na Capital Secreta, quem organiza as atividades é a Ronda de Apoio à Família (Rafa) da Guarda Civil Municipal. No dia 17 de agosto, mulheres assistidas pela Rafa e voluntárias do projeto vão participar da 4ª Caminhada Agosto Lilás. Esta atividade é gratuita e não precisa de inscrições para participar.
Na sexta-feira (23), o evento ganha atração nacional com a presença do cordelista Tião Simpatia. Autor de diversos trabalhos voltados para o combate à agressão às mulheres, o cearense vai disseminar conhecimento e informação em uma palestra para alunos da faculdade Multivix e convidados.
“Nessas palestras eu intercalo, o cordel, o repente e a música. O objetivo é captar a atenção das pessoas independente da idade e informá-las sobre os tipos de violência e meios para combate”.
No sábado (24) pela manhã, uma roda de mulheres “Mulher de Fases, Mulher de Luta, Mulher de Lei” vai debater a realidade feminina e os desafios para se combater a violência. Para participar, basta clicar aqui e se inscrever.
Na programação, também haverá caminhada e passeio turístico. No encerramento, na noite do dia 24, Tião volta aos palcos, desta vez no Teatro Municipal Rubem Braga, com a Palestra Show Mulher de Lei. “É um momento de celebração dos 13 anos da Lei Maria da Penha, mas também de reflexão. A gente aproveita esse momento para chamar a responsabilidade da sociedade para essa questão da violência”.
Todo esse movimento, organizado pela Rafa pretende marcar o enfrentamento a violência doméstica no município, aponta a coordenadora do projeto Rafa, Denise Marçal Koppe. “Essa é também uma oportunidade para divulgar aos cachoeirenses, o trabalho desenvolvido pela Ronda de Apoio à Família e, principalmente, para orientar os moradores sobre a Lei Maria da Penha. Por tudo isso, convidamos à população a comparecer em nossas atividades”, finaliza.
Rafa
O projeto teve início em 2017 com o objetivo de atender as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Já foram centenas de visitas realizadas e além do atendimento ligado à questão da violência, com base na Lei Maria da Penha, são avaliados os fatores indiretos, como dificuldade financeira e problemas psicológicos.
Dados da violência
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência doméstica. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam no Judiciário cerca de 900 mil processos sobre o tema, sendo 10 mil deles sobre casos de feminicídio (crime de morte envolvendo uma mulher pelo fato de ser mulher).
Os canais de denúncia são a Delegacia de Defesa da Mulher de Cachoeiro – (28) 3155.5082 – e a Secretaria de Políticas para as Mulheres – 180 –, que é anônima e gratuita e está disponível 24 horas, em todo o país.
Confira a programação
17 de agosto
4ª Caminhada Agosto Lilás
Local: Pedra da Penha, distrito de São Vicente
Horário: saída às 6h, do portão da sede da GCM, na Ilha da Luz, e retorno às 15h
Público: mulheres assistidas pela Rafa e voluntárias do projeto
23 de agosto
Palestra com Tião Simpatia
Local: Faculdade Multivix, bairro Monte Belo
Horário: 19h às 20h
Público: alunos da instituição e convidados
24 de agosto
Roda de Mulheres “Mulher de Fases, Mulher de Luta, Mulher de Lei”
Local: auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários
Horário: 8h às 11h30
Inscrição: https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3637
Palestrantes e temas:
– Maria Elvira Tavares Costa
Formada: Administradora, com pós em Psicodrama e Psicopedagogia. (Contadora de Histórias)
Tema: Mulher: A Força Está Em Você
– Angela Bravo Espinoza Huguiním Légora
Formada em Assistente Social, Psicóloga, Bacharel em Teologia
Tema: Formação intrapsíquica (fases de Formação da personalidade)
– Elisangela de Oliveira
Formação: Teologia, Pós graduada em defesa pessoal
Tema: O papel da mulher inserida na segurança pública e seus desafios no dia a dia
– Juliana Veronez Passabom
Formação: Advogada e coordenadora da comissão da OAB de direitos humanos de Cachoeiro de Itapemirim
Tema: Aspectos Jurídicos – Mulher
– Márcia Cristina Fonseca Bezerra
Formação: Administradora e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social
Tema: As políticas públicas oferecidas no âmbito municipal para a mulher
Encerramento: Momento Cultural – Dupla Liloh
City tour do projeto “Doce terra onde eu nasci”
Passeio com visitantes em pontos turísticos de Cachoeiro
Saída: Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na Linha Vermelha
Horário: 13h às 15h
Tião Simpatia Show
Local: Teatro Municipal Rubem Braga
Horário: 19h às 21h
Entrada franca