Adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidades entre 15 e 17 anos já podem procurar uma das 32 unidades de saúde e na policlínica Bolívar de Abreu (Centro de Saúde) de Cachoeiro de Itapemirim para se vacinar contra a Covid-19.
A vacinação começou nesta quarta-feira (15). Não é necessário fazer o agendamento. Basta procurar qualquer unidade de segunda a sexta-feira, de 8 às 15 horas.
É preciso apresentar um documento de identidade, cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS.
No caso dos adolescentes com comorbidades, também é importante levar documento comprobatório de 2018 em diante, o que inclui: laudo de profissional de saúde; cartão de gratuidade do transporte público que indique condição de deficiência permanente; documento de centro especializado; documento oficial de identidade com indicação de deficiência.
Caso não haja doses disponíveis no momento da vacinação, os profissionais da unidade realizarão o cadastro do adolescente para que seja vacinado posteriormente.
Vacinação em instituições
A vacinação também ocorrerá em instituições. Nesta quarta serão vacinados adolescentes no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Na sexta-feira (17), está prevista a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos na Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais do município (Apae Cachoeiro).
Primeira dose para maiores de 18 anos e reforço a partir de 60 anos
Pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também podem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Além disso, pessoas de 60 anos ou mais que tenham tomado duas doses ou a vacina de dose única há cinco meses também podem se dirigir até uma unidade para receber a dose de reforço – conforme a resolução nº 171/2021 da CIB/SUS-ES, divulgada nesta segunda-feira (13).