Cachoeiro comemora Dia Nacional do Livro nesta quarta-feira (27)

Cachoeiro comemora Dia Nacional do Livro nesta quarta-feira (27)
Cachoeiro comemora Dia Nacional do Livro nesta quarta-feira (27)
Redação Dia a Dia

O Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, terá programação antecipada em Cachoeiro. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) realiza nesta quarta-feira (27) uma série de atividades para homenagear autores regionais e promover o hábito da leitura.

O evento é aberto ao público e se inicia às 18h30 na Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” – instalada na Casa da Memória, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro (ao lado da escola Guimarães Rosa).

Na abertura, uma mesa-redonda sobre o tema “O livro como instrumento eternizador da história”. Participarão da atividades as representantes da Academia Cachoeirense de Letras, Paula Garruth e Valquíria Volpato, e do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim, Maria Théa Baptista Cardoso.

Faz parte da programação também um momento de declamação de poesias de autoria de Maria Antonieta Tatagiba (1895-1928), celebrando os 125 anos de seu nascimento, em reconhecimento e reafirmação do valor literário de sua obra.

A poeta nasceu em Mimoso do Sul e marcou época como representante feminina da literatura capixaba no século passado, sendo a primeira mulher do estado a ter um livro de poesias publicado.

As poesias serão declamadas por Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia “Maria Antonieta Tatagiba de Artes, História e Letras”, do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.

Durante o evento, acontecerá, também, o lançamento do livro “Entre o Cuidar e o Curar”, da autora cachoeirense Luciene Carla Corrêa Francelino.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa, em Lisboa, foi transferida para a colônia, em 1810.

“Nossa cidade tem uma tradição cultural muito forte, principalmente, na literatura. por isso, é muito importante encontrarmos formas de manter viva a memória dos ilustres autores cachoeirenses e da nossa região, bem como encontrar meios de apoiar e incentivar novos talentos”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A Semcult lembra que, em virtude dos protocolos de prevenção contra Covid-19, todos os presentes deverão utilizar máscaras no local.

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias