Cachoeiro de Itapemirim conquistou o primeiro lugar no Espírito Santo e o 12º do Brasil no Índice de Governança Municipal (IGM) de 2021, entre as 158 cidades com mais de 100 mil habitantes.
Os dados são do Conselho Federal de Administração (CFA), que os disponibilizou, na última semana, para quem é cadastrado no conselho.
Cachoeiro é líder no estado desde 2017, dentro de seu grupo, mas melhorou sua posição no ranking nacional. Em 2020, havia ficado na 22ª colocação. Em 2021 saltou dez posições.
Para chegar ao IGM, o CFA analisa uma série de informações das administrações municipais em bases de dados como as do IBGE e DATASUS.
São consideradas áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos e planejamento, dentre outras.
Os dados são agrupados em três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Para cada uma delas, é atribuída uma nota específica e é dada uma nota geral para o conjunto dos dados, que representa o IGM do município.
As cidades são divididas em oito grupos distintos. Cachoeiro está no sétimo grupo, que reúne 158 municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita de até R$ 28.636, e seu IGM ficou em 7,43 – sendo a única cidade do estado, nesse grupo, com nota acima de 7.
“O resultado mostra que Cachoeiro tem trabalhado de forma responsável para garantir o equilíbrio fiscal e administrativo, o que resulta em melhorias e investimentos para a população. É fundamental que o município mantenha a previsibilidade orçamentária para que esse equilíbrio se mantenha”, afirma o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.
Outros destaques
Além do destaque no IGM/CFA, Cachoeiro recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, nota “A” na avaliação de capacidade de pagamento (Capag), realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A nota máxima é fundamental para que o município consiga obter crédito para investimentos com aval da STN.
O município também foi apontado como 13º do país no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do Ministério da Economia, e está entre os cinco municípios do estado que mais geram novos postos de trabalho, com saldo positivo de 1.449 empregos de janeiro a maio deste ano – de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
Outro destaque importante é que Cachoeiro ficou em segundo lugar, no Espírito Santo, e em 30º, em todo o país, no ranking da 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. A escala de avaliação, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), vai de 0 a 10, e o município obteve a nota 9,7.
“Todo esse destaque que o município tem alcançado em diversos indicadores é fruto de um trabalho de longo prazo, sempre prezando por uma gestão pública racional e responsável. Tem sido um período extremamente desafiador para Cachoeiro, desde a enchente de 2020 e atravessando a pandemia, mas o município mostra solidez e continuaremos trabalhando para que isso se mantenha”, comenta o prefeito Victor Coelho.
Mais detalhes sobre o Índice Governança dos Municípios podem ser conferidos no site http://igm.cfa.org.br. O IGM/CFA de 2021 só está disponível na área de “Acesso Exclusivo”.