Diversos pontos de Cachoeiro de Itapemirim passam a ser vigiados 24 horas por dia por meio de 72 câmeras de segurança em uma nova sala de videomonitoramento que foi inaugurada nesta quinta-feira (19).
Segundo a prefeitura, o novo sistema entrou em operação no mês passado, mas ainda estava em fase de testes. A equipe que cuida do monitoramento foi treinada em julho e o serviço já está ativo.
Além das 40 câmeras que o município já possuía e que foram incorporadas ao novo sistema, o município passa a ter 26 equipamentos instalados em cinco pontos com capacidade para identificar veículos que avançam semáforos ou ficam em cima das faixas de pedestres.
A prefeitura ressalta, no entanto, que por enquanto não haverá registros de ocorrência ou aplicação de multas.
Outras seis câmeras são do tipo PTZ, que possuem tecnologia para identificar sinais de eventos adversos como assaltos e incêndios.
Mais uma novidade é a instalação de botões de pânico, situados em totens em dois pontos da região central, que possuem ainda câmeras de 360º, câmeras PTZ e sistemas de áudio bidirecional, com cornetas e interfones, que permitem a comunicação entre a central e as pessoas nas vias públicas.
“O novo sistema será um excelente instrumento para investigação, sobretudo de crimes contra o patrimônio, como furto e roubo a pessoas nas ruas e a comércio”, afirmou o delegado Rafael Amaral, da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro.
O prefeito Victor Coelho disse que o município buscou os melhores exemplos antes de instalar o sistema, visitando cidades, como Indaiatuba, em São Paulo, que é referência em videomonitoramento.
“As pessoas que respeitam as leis serão muito beneficiadas com esse novo sistema”, destacou.