Cachoeiro deve ganhar posto de recarga para carros elétricos em 2019

Cachoeiro deve ganhar posto de recarga para carros elétricos em 2019
Cachoeiro deve ganhar posto de recarga para carros elétricos em 2019
Alessandro Araujo de Paula

Com um investimento de R$ 350 mil, a EDP e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) anunciaram a instalação de sete estações de recarga para carros elétricos em todo estado.

Cachoeiro, de acordo com a EDP, tem grande possibilidade de receber uma das estações, pois a meta é atender aos principais centros e o município é o maior polo econômico do Sul do estado.

Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. A previsão é instalar as estações até o fim do primeiro trimestre de 2019.

As estações de recarga, segundo a EDP, serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para carregar, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

“A mobilidade elétrica é uma tendência global, por ser mais eficiente e sustentável. Este é o primeiro passo de uma área que ainda vai crescer bastante nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP no Estado, João Brito Martins.

Segundo a EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados mais adiante.

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Além de fomentar a mobilidade elétrica no Estado, a parceria permite a criação de grupos multidisciplinares que poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento para viabilizar o tema, de modo que o Estado se torne referência no Brasil.

“Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumentou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro.

Ultimas Notícias