Com um investimento de R$ 350 mil, a EDP e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) anunciaram a instalação de sete estações de recarga para carros elétricos em todo estado.
Cachoeiro, de acordo com a EDP, tem grande possibilidade de receber uma das estações, pois a meta é atender aos principais centros e o município é o maior polo econômico do Sul do estado.
Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. A previsão é instalar as estações até o fim do primeiro trimestre de 2019.
As estações de recarga, segundo a EDP, serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para carregar, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.
“A mobilidade elétrica é uma tendência global, por ser mais eficiente e sustentável. Este é o primeiro passo de uma área que ainda vai crescer bastante nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP no Estado, João Brito Martins.
Segundo a EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados mais adiante.
Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.
Além de fomentar a mobilidade elétrica no Estado, a parceria permite a criação de grupos multidisciplinares que poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento para viabilizar o tema, de modo que o Estado se torne referência no Brasil.
“Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumentou o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro.