A previsão de fortes chuvas para os próximos dias colocou Cachoeiro de Itapemirim em estado de atenção. A Defesa Civil do município emitiu um alerta nesta sexta-feira (4), destacando o risco de alagamentos, deslizamentos e ventos fortes, em virtude do acumulado de chuvas previsto. A orientação é para que se evite áreas de risco e locais alagados, não atravessar ruas inundadas e em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone (28) 98814-3497.
A situação de alerta não se restringe a Cachoeiro. Diversos municípios do sul do Espírito Santo também estão adotando medidas preventivas diante da previsão de tempo severo para o fim de semana. Escolas estão ajustando seus horários, eventos foram adiados e a população vem sendo orientada a buscar abrigo seguro em caso de necessidade.
Em Mimoso do Sul, que ainda enfrenta os impactos da maior enchente de sua história, as escolas municipais e estaduais suspendem aulas do turno nesta sexta-feira, às 15h30. A decisão, tomada em conjunto pela Prefeitura, Secretaria de Educação e Defesa Civil, visa garantir a segurança dos estudantes.
“Estamos vencendo a maior enchente do município, e realmente nossos alunos e funcionários ficam apreensivos; mas vamos fazendo orientações quanto à prevenção e seguir as orientações dos órgãos oficiais”, destacou a secretária de Educação, Gracielli Pacheco.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
No município de Presidente Kennedy, o tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade foi adiado por precaução. A nova data será divulgada posteriormente pela prefeitura.
A Defesa Civil de Muqui também orientou moradores a ficarem atentos aos avisos das autoridades e a evitarem áreas próximas a encostas e rios. Em Jerônimo Monteiro, equipes da prefeitura estão unindo forças para se prepararem para ficar 24 horas à disposição da população. A defesa Civil reforça o pedido de cautela e atenção, especialmente neste final de semana.
A recomendação em todos os municípios é a mesma: evitar deslocamentos desnecessários, não se arriscar em áreas alagadas e acionar a Defesa Civil em caso de emergência. A expectativa é de um fim de semana com volume expressivo de chuva, exigindo atenção redobrada da população.