ter 16/dezembro/2025 12:07
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro ganha novo Centro de Referência de Assistência Social

Na noite da última segunda-feira (10), a Prefeitura de Cachoeiro realizou a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto Independência. A solenidade ocorreu na própria unidade, situada na rua Cleber França.

Com um investimento de R$ 915.613,96, o novo Cras se torna um ponto de referência no atendimento social para os moradores de uma ampla região, englobando os bairros Coronel Borges, São Luiz Gonzaga, Alto Independência, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Santa Helena, Nossa Senhora da Penha, Ibitiquara e Ferroviários, além do distrito de Gruta e da localidade de Timbó.

Presentes na cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, e o prefeito Victor Coelho destacaram os avanços na rede municipal de proteção social básica nos últimos anos.

“É o oitavo Cras de Cachoeiro, com outro já em construção, no distrito de Soturno. Esse é um equipamento público importantíssimo de apoio e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social, que nos permite trabalhar políticas para fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, afirmou a secretária.

“Este é um marco importante no fortalecimento da nossa rede de assistência social. Estamos comprometidos em entregar novos espaços e revitalizar os que já existem, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade, para dar suporte ao público que necessita de apoio, promovendo a dignidade e o bem-estar de cada indivíduo”, afirmou o prefeito.

No local, as famílias em situação de vulnerabilidade social participarão de atividades e serão acompanhadas por meio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como ocorre nos outros Cras do município.

A unidade também servirá como porta de entrada para novos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e para acesso a programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O atendimento será realizado por demandas espontâneas e, quando necessário, será feito o acompanhamento de famílias com base em um conjunto de intervenções, continuadas e pactuadas entre a equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir direitos e cidadania.

Fachada do novo Cras

Homenagem

O Cras do Alto Independência foi batizado de “José Mário Ribeiro”, morador e representante comunitário do bairro, que dedicou anos de sua vida na luta pela promoção dos direitos sociais em Cachoeiro. Familiares do homenageado, já falecido, participaram da cerimônia de entrega da unidade.

Espaços renovados

Além do novo Cras no bairro Alto Independência, a Prefeitura Municipal também está construindo uma nova unidade no distrito de Soturno, que será referência, também, para famílias de localidades vizinhas. Os bairros Zumbi e Alto União tiveram suas unidades totalmente renovadas, proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os moradores como para os servidores.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

muniz-freire-premio-prata-transparencia-

Transparência: Muniz Freire é premiado e recebe reconhecimento nacional

escritorio-home-office-

Campanha facilita negociação de contas de luz atrasadas até 30 de dezembro

cachoeiro-natal-da-tina-

Palácio Bernardino Monteiro vira palco de espetáculo natalino em Cachoeiro

policia-tentativa-homicidio-cachoeiro-16-11-2025-

Suspeito é preso após tiros deixarem duas pessoas feridas na Beira Rio

indigena-awa-guaja

Brasil reconhece só 29 dos 115 povos indígenas isolados registrados no país

cultura-danca

Setor cultural gera 5,9 milhões de vagas e bate recorde em 2024, aponta IBGE

Leia mais