A Prefeitura de Cachoeiro inaugura na próxima sexta-feira (24) às 15h um busto em homenagem ao professor e escritor Aylton Rocha Bermudes, que faleceu em março de 2021, aos 99 anos. O monumento será instalado na escola estadual “Liceu Muniz Freire”, no bairro Independência.
Bermudes era membro da Academia Espírito-Santense de Letras e sócio correspondente da Academia Cachoeirense de Letras. Ao longo de sua carreira, publicou livros e foi colaborador de vários jornais, tanto no interior, quanto em Vitória, escrevendo dezenas de artigos.
“Posso garantir – e o faço também em homenagem a todos os outros professores – que ele foi o melhor professor de todos os tempos. Era um homem culto. Os familiares sempre dizem que, antes de morrer, era pego declamando ‘O Sermão da Sexagésima’, um dos mais conhecidos ‘Sermões’ do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. Além disso, era um jurista respeitado, um orador fascinante, um diplomata. Deixou lições de vida para todos seus alunos”, afirma o advogado Wilson Márcio Depes, amigo da família.
No Dia de Cachoeiro, 29 de junho, quarta-feira, será realizada, na praça Jerônimo Monteiro, a tradicional homenagem ao busto de Newton Braga, idealizador da data. Durante a solenidade, o monumento será ornado com flores e convidados irão recitar trechos poéticos do autor.
SAIBA MAIS
Programação de atividades
Além das tradicionais homenagens, a Festa de Cachoeiro, que acontecerá entre os dias 23 e 29 de junho, contará com diversas atrações culturais (incluindo shows musicais), esportivas, recreativas e de cunho religioso. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).