seg 22/julho/2024 07:16
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Intervenção artística em Cachoeiro. Foto: PMCI

Cachoeiro lança editais para intervenções artísticas e bonecões de Carnaval

redacao
Redação Dia a Dia

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), lançou três novos editais. Dois deles são direcionados a intervenções artísticas em áreas públicas do município e um visa a seleção de artistas para confecção e manipulação de bonecos gigantes para a programação de carnaval. Os editais completos podem ser conferido no portal da prefeitura.

O edital de seleção de propostas de intervenção artística faz parte do projeto “Viva Cachoeiro”, que visa transformar o município em uma “galeria a céu aberto” por meio de intervenções artísticas diversas em locais públicos, incentivando o surgimento de novas atrações turísticas e a educação patrimonial, além de valorizar a produção de artistas contemporâneos da cidade.

Nesta seleção, serão contempladas propostas direcionadas a colorir as fachadas de locais dos bairros Basileia, Ferroviários, Independência e Baiminas. As intervenções deverão ser nos estilos de pintura mural; grafite; estêncil; poemas; autocolantes e colagem; pinturas de equipamentos, vias e acessos. A temática das obras é livre, havendo apenas indicações de ações preferenciais no edital.

Os interessados têm até o dia 9 de março para efetuarem as inscrições, que deverão ser feitas pelo e-mail [email protected]. Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos de natureza cultural.

Iniciativa privada

Um segundo edital de chamamento público é para captação de apoio para realização de intervenções artísticas urbanas, no decorrer de 2020. Empresas podem apresentar suas propostas na sede da Semcult, que fica no Palácio Bernardino Monteiro, Centro.

O patrocínio da iniciativa privada visa financiar, em parte, a produção de artes nas áreas urbanas da cidade, em diversas linguagens, com vistas a ampliar o projeto “Viva Cachoeiro”.

Em contrapartida, as empresas apoiadoras terão suas logomarcas presentes no local da intervenção por meio de placa ou pintura. As propostas apresentadas passarão por avaliação de uma comissão formada por representantes da Semcult.

Carnaval

A secretaria também lançou o edital para seleção de artistas que apresentem propostas culturais para a confecção e manipulação e/ou apresentação de bonecos gigantes (bonecões) para o Carnaval, que será realizado de 22 a 25 de fevereiro.

Podem participar quaisquer pessoas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

As inscrições ficam abertas até o dia 29 deste mês. Para realizá-las, o candidato deve procurar a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), localizada na rua Vinte e Cinco de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

“Os editais são nossas ferramentas mais preciosas para garantir a isonomia e democracia na distribuição dos recursos públicos. Também proporcionam um amplo alcance no mercado, dando chance aos mais diversos artistas em variadas áreas”, salienta a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alface-credito Arquivo Incaper-20-07-2024

Banestes anuncia R$ 1 bilhão em recursos para Plano Safra 2024/25

professor

Abertas 200 vagas em curso gratuito de pós-graduação em educação à distância

moradores-recebem-geladeiras-20-07-2024

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES recebem doação de geladeiras e lâmpadas

moto-apreendida-19-07-2024

Moto clonada é apreendida em Cachoeiro após ser flagrada pelo videomonitoramento

prisao-suspeito-19-07-2024

Preso suspeito de atirar em mototaxista e enfermeiro em Cachoeiro

Hospital-do-Aquidaban-2-e1609786208993

Enfermeiro baleado já havia pedido medida de afastamento. Familiares pedem justiça

acidente-br-482-19-07-2024

Motociclista de 53 anos morre atropelada por caminhão

cao-atendimento-veterinario

Inscrições prorrogadas para cursos técnicos gratuitos

Leia mais