O governo federal iniciou nesta quarta-feira (7) o projeto-piloto “Defesa Civil Alerta”, um sistema inovador de alerta contra desastres que utilizará a rede de telefonia celular para enviar notificações em casos de riscos, como alagamentos, deslizamentos de terra e vendavais.
Cachoeiro de Itapemirim é a única cidade do Espírito Santo selecionada para participar desses testes, juntamente com outros dez municípios brasileiros.
A nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras de telefonia, permitirá que alertas sejam enviados diretamente para dispositivos móveis, com um aviso sonoro e vibratório que se sobressai a qualquer outro conteúdo na tela do usuário.
O sistema é tão avançado que mesmo celulares em modo silencioso receberão as notificações. Além dos residentes, visitantes e estrangeiros presentes nas áreas de risco também serão notificados, sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
Durante os próximos 30 dias, a população de Cachoeiro de Itapemirim será uma das primeiras a experimentar esta ferramenta de segurança, que busca minimizar os impactos de desastres naturais através de alertas precoces.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, e o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta, Tiago Molina Schnorr, explicam detalhes do projeto em entrevista coletiva virtual.
Os alertas do “Defesa Civil Alerta” serão emitidos automaticamente e incluirão orientações de evacuação e informações sobre pontos de aviso seguros. A notificação só desaparecerá da tela do celular após a confirmação de leitura pelo usuário, garantindo que a mensagem seja vista e compreendida.
Cidades que participam dos testes
Roca Sales (RS)
Muçum (RS)
Blumenau (SC)
Gaspar (SC)
Morretes (PR)
União da Vitória (PR)
São Sebastião (SP)
Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Indianópolis (MG)
Petrópolis (RJ)
Angra dos Reis (RJ)