Sede da Prefeitura de Cachoeiro. Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro: ponto facultativo na segunda-feira (01), mas com serviços essenciais

Cachoeiro: ponto facultativo na segunda-feira (01), mas com serviços essenciais
Redação Dia a Dia

O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, será comemorado em Cachoeiro no dia 1º de novembro. Em função disso, a Prefeitura decretou a segunda-feira, véspera do feriado de finados, como ponto facultativo.

A mudança de data foi estabelecida pelo decreto nº 31.026, publicado no Diário Oficial do Município do último dia 18 de outubro.

Portanto, a quinta-feira será de expediente normal nas repartições municipais. A data comemorativa será marcada pela antecipação do pagamento do salário de outubro dos servidores municipais.

Serviços mantidos

Na segunda (1º), ponto facultativo, e na terça-feira (2), feriado, serão mantidos os seguintes serviços municipais:

Saúde

As unidades de Pronto Atendimento funcionarão 24h, normalmente. São elas: UPA do bairro Marbrasa; Paulo Pereira Gomes”, no Baiminas (referência para pacientes com sintomas de covid-19); PA de Itaoca (cuja ambulância pode ser acionada pelo telefone 3539-1285); e Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Aquidaban (para crianças de até 12 anos).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado, a qualquer hora, pelo telefone 192, em casos de urgência e emergência.

Limpeza

Na limpeza pública, a coleta de lixo funcionará normalmente.

Transporte

O transporte público terá horário normal de fim de semana, no sábado (30) e domingo (31). Segunda (1º), horário normal de dia de semana, e terça (02), horário de feriado com reforço para a região dos cemitérios.

Guarda Municipal, agentes de trânsito e Defesa Civil

Os agentes de trânsito atuarão em regime de plantão.

A Guarda Civil Municipal trabalhará, normalmente. Tanto os agentes quanto os guardas poderão ser acionados, em caso de necessidade, via 190 (Ciodes). A Defesa Civil deixará servidores de sobreaviso que atenderão, a qualquer hora, pelo telefone (28) 98814-3497.

Feiras livres e mercados

A feira de sábado (30), das 5h às 9h, no bairro Nova Brasília, em frente ao ginásio, está mantida.

Escolas

As escolas e demais departamentos da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim permanecerão fechados.

Espaços culturais

Os espaços culturais estão fechados de sábado (30) a terça (02). No entanto, há possibilidade de visitação com agendamento para grupos a partir de cinco pessoas. Os interessados poderão marcar horário por meio dos telefones 3155-5257 (Casa do Roberto Carlos) e 3155-5258 (Casa dos Braga), até a próxima sexta (29), das 12h às 18h.

Ouvidoria

A Ouvidoria recebe solicitações de serviços, elogios, denúncias, reclamações, pedidos de informação e sugestões por meio do aplicativo “TodosJuntos”. Outras opções são o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral ) e o WhatsApp Cachoeiro Online (28) 98803-9552, opção 1.

Disk Aglomeração

Há canais que podem ser utilizados a qualquer hora: o aplicativo de celular “Todos Juntos”, o Portal do Cidadão  (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), a página Cachoeiro Online (www.cachoeiro.es.gov.br/online) e o WhatssApp Cachoeiro Online (98803-9252), 4ª opção.