A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou um estudo de viabilidade para transformar a Guarda Civil Municipal (GCM) em PolĂcia Municipal. A iniciativa surge apĂłs decisĂŁo do Supremo Tribunal Federal (STF), na Ăşltima quinta-feira (20), que reconheceu a constitucionalidade das leis municipais que ampliam a atuação das guardas municipais em ações de segurança urbana.
A decisĂŁo do STF estabelece que essas normas devem respeitar os limites constitucionais, atuando de forma complementar Ă s funções da PolĂcia Civil e Militar, sem sobrepĂ´-las. Com isso, abre-se a possibilidade de uma atualização legislativa para ampliar o papel da GCM em Cachoeiro.
Na tarde desta segunda (24), representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito se reuniram com o vice-prefeito e secretário municipal de Gestão Especial, Júnior Corrêa, para discutir a atualização das atribuições da GCM, alinhando-as ao novo entendimento do STF.
As notĂcias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Estamos iniciando os estudos para atualizar a Lei Orgânica Municipal e adequar as atribuições da GCM a essa nova realidade. Esse processo precisa passar por votação na Câmara Municipal em dois turnos e pela análise das comissões antes de ser sancionado pelo prefeito,” explicou Júnior Corrêa.
O entendimento do STF permite que as guardas municipais realizem policiamento ostensivo e comunitário, além de atuarem em situações de risco à segurança de pessoas, bens e serviços públicos, podendo inclusive realizar prisões em flagrante. Entretanto, o órgão não terá poder investigativo, respeitando a divisão de funções entre as forças de segurança pública.
Uma resposta
Eu concordo plenamente pois o trabalho deles Ă© exatamente de policiar o municĂpio.