Jornal Dia a Dia – Notícias do Espirito Santo e do Brasil
Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro. Foto: PMCI

Cachoeiro recadastra ambulantes após agendamento por telefone

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Cachoeiro de Itapemirim deu início ao recadastramento de vendedores ambulantes. Feito no Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Independência, o atendimento precisa ser previamente agendado.

Para isso, é necessário fazer contato pelos telefones 3155-5223 e 3155-5243, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A medida possibilita a marcação de horário específico para cada trabalhador, o que evita aglomerações, reduzindo os riscos de transmissão do novo coronavírus. O prazo termina no próximo dia 20 de dezembro.

Os documentos solicitados são: foto 3×4, comprovante de residência, documento pessoal com foto (RG, CPF ou habilitação) e cadastro de microempreendedor (MEI), para aqueles que tiverem. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o atendimento.

Sistema digital

A Semdec ressalta que é fundamental que todos os trabalhadores que se enquadram no perfil de ambulantes, incluindo os já cadastrados em outras oportunidades, participem desse recadastramento. Isso porque, agora, a secretaria conta agora com um sistema digital desenvolvido especialmente para essa finalidade, em parceria com a companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci).

A nova ferramenta permite um armazenamento mais seguro e completo dos dados dos trabalhadores, agregando a possibilidade de digitalização de documentos.

A partir das informações, a Semdec terá um diagnóstico atualizado do setor, que servirá de base para a elaboração de políticas públicas para esses trabalhadores, como a oferta de capacitação profissional, acesso a linhas de crédito e a disponibilização de uma área específica da cidade para essa atividade.

“Um dos efeitos econômicos da pandemia, em todo o país, foi o crescimento do número de pessoas que passaram a trabalhar como vendedores nas ruas, nos últimos meses. Estamos atentos a isso e, para que tenhamos um retrato atual dessa atividade no nosso município, o recadastramento é essencial. A partir dele, traçaremos ações de apoio a essa categoria”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

Carregando....

O site do Jornal Dia a Dia ES pode usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais...

%d blogueiros gostam disto: