Somente este ano, um total de 3.227 casos de dengue foram confirmados em Cachoeiro de Itapemirim, segundo dados da prefeitura. No total, foram 4260 notificações, sendo 654 descartados e 379 em investigação. O bairro com o maior número de casos é o Aquidaban, com 178 notificações confirmadas.
A Prefeitura programou para o mês de maio a pulverização com termonebulizadores, visando combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças em 80 bairros e localidades de Cachoeiro.
O termonebulizador é usado pela manhã e à noite, podendo ser adiado a depender das condições do clima, como chuva e vento forte.
A recomendação é a de que os moradores abram as janelas e portas de suas casas, quando o veículo passar, a fim de maximizar a eficácia da ação.
“Trata-se de um equipamento que emite uma névoa fina de inseticida, capaz de atingir locais de difícil acesso e eliminar os mosquitos adultos, sendo um importante aliado no combate à dengue. Entretanto, é importante que a população também faça sua parte e siga as orientações das autoridades de saúde, evitando o acúmulos de águas em suas residências”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde.
SAIBA MAIS
Bairros a serem atendidos pelo termonebulizador:
18/05 – Aeroporto, Boa Vista, Rui Pinto Bandeira e Córrego do Óleo.
19/05 – Sambra, Santo Antônio, Soturno, Gironda, Alto Moledo, Itaoca e Córrego Vermelho.
22/05 – Córregos dos Monos, Córregos do Brás e São Joaquim.
23/05 – Pacotuba, Burarama, Coutinho e Conduru.
Bairros com o maior número de notificações da dengue:
Aquidaban: 178
Novo Parque: 174
Vilage da Luz: 150
Paraíso: 132
São Luiz Gonzaga: 128
Vila Rica: 125
Gilson Carone: 116
Independência: 108
Jardim Itapemirim: 105
Conduru: 99