Celebrando 30 anos de história, a maior feira das Américas do setor de rochas ornamentais teve início nesta terça-feira (27) com um olhar voltado para a inovação tecnológica que chamou a atenção até mesmo do governador Renato Casagrande, que abriu a Cachoeiro Stone Fair, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
“O setor hoje é fundamental para o nosso Estado, é um instrumento de desenvolvimento para o interior e num evento como este temos tecnologias novas sendo apresentadas. Ela está presente com novos equipamentos, materiais, com máquinas mais modernas, rápidas e eficientes”, destacou Casagrande.
A inovação também foi apontada como importante para as empresas que trabalham no setor, segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado.
“A inovação tecnológica é uma realidade que as empresas do setor de rochas ornamentais já vive. Os mineradores capixabas aplicam as tecnologias mais modernas na extração e no processamento das rochas. São processos em constante aprimoramento que vêm acelerando a produção de chapas, com qualidade e melhor aproveitamento do material, reduzindo e qualificando os resíduos produzidos, com menor impacto ambiental”, afirma Tales Machado.
Para lidar com o avanço tecnológico, ele destaca ainda que o Sindirochas tem trabalhado no sentido de capacitar mão de obra para a transformação tecnológica na indústria: “O Sindirochas frequentemente realiza cursos de qualificação profissional”.
Um dos lançamentos da feira deste ano é o Resin Drone, um robô multieixo automático projetado para obter perfeita seleção de placas e resinagem. Outros exemplos que estarão presentes na feira são a politriz HP 24 cabeças e uma nova serra ponte de três eixos econômica.
O presidente da Findes, Leo de Castro, ressaltou a importância da Cachoeiro Stone Fair, que em 2019 completa 30 anos.
“É um evento de alta relevância para este segmento que tem a cara do capixaba. O setor de rochas é um pouco da identidade do nosso Estado e que nos orgulha muito de ter essa indústria forte, desenvolvida”, afirmou Leo de Castro.
No ano passado, o Brasil exportou rochas ornamentais para 125 países e o Espírito Santo para 102, abrangendo todos os continentes. Segundo Machado, entre os maiores consumidores estão Estados Unidos, China e Itália.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“O Estado possui o maior parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais, com 1.600 empresas, e manteve seu posto de principal estado exportador em 2018. A expectativa para os próximos anos é boa”, pontua Machado.
Tensões internacionais
As tensões entre Estados Unidos e China foram lembradas pelo presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Frederico Robison, que destacou a importância da feira de Cachoeiro.
“A Cachoeiro Stone Fair é voltada para o mercado interno. A gente espera receber alguns clientes estrangeiros, mas a maior expectativa é trabalhar o mercado nacional. Temos hoje a situação do mercado internacional, numa briga comercial entre China e Estados Unidos, e estamos como expectadores para ver como isso vai representar no setor de rochas”, disse.
Mercado interno
A edição comemorativa da Cachoeiro Stone Fair contará com exposição de novos materiais, visitas técnicas e lançamentos de projetos voltados para o desenvolvimento do mercado interno.
“Conseguimos formatar um evento que demonstra a força do setor no mercado nacional em diversas ações, criando, assim, um ambiente voltado para a realização de grandes negócios em toda a cadeia produtiva”, afirma Flávia Milaneze, diretora da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da feira de negócios.
Incentivos fiscais
O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, destacou ações do município para atrair empresas.
“Recentemente fizemos um projeto de lei de incentivos fiscais que beneficiam não somente o setor de rochas, mas também qualquer investidor que queira ampliar seus negócios ou vir para o nosso município. Estamos isentando de alguns impostos municipais e buscando junto ao governo do Estado a melhor logística de infraestrutura para que Cachoeiro se torne um polo logístico e um polo de desenvolvimento industrial”, afirmou Victor Coelho.
A feira
A Cachoeiro Stone Fair 2019 será realizada até sexta (30). São mais de 180 expositores e mais de 16 mil visitantes de todos os estados brasileiros e 18 países. A feira é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo VeronaFiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas e da Academia das Rochas.
Cachoeiro Stone Fair
Data: até sexta (30)
Horário: 14h às 20h (acesso até 19h)
Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
Realização: Milanez & Milaneze
Informações: (27) 3434-0616/0629 – info@cachoeirostonefair.com.br