A Cachoeiro Stone Fair deste ano terminou com um saldo de 17 mil visitantes, que vieram de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais 16 países.
Mais de 180 expositores participaram da feira do mármore e granito, que completou 30 anos este ano e que terminou na sexta-feira (30), no Parque Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
“A feira teve um resultado muito bom, superou a expectativa dos empresários e reuniu um público além do esperado. Durante os quatro dias, foram apresentadas várias novidades em insumos, tecnologia para a mineração, processamento e beneficiamento, além de requintados materiais com os diferenciais que só as rochas ornamentais oferecem. Muitos negócios foram fechados no evento e outros iniciados que terão continuidade ao longo do ano”, ressaltou Tales Machado, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas).
Leia mais: Tecnologia capixaba pesa rochas em cima de caminhão em movimento por meio de fotos
O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Frederico Robison, destacou a presença de compradores do mercado internacional, que vieram conferir as novidades do setor.
“Durante os quatro dias, o evento recebeu compradores de mercados internacionais, entre eles Estados Unidos, China, México, Itália e Rússia. A feira é muito importante para toda a cadeia de rochas ornamentais e, além de ser realizado em um dos maiores conglomerados fabris do mundo, traz novidades e contribui para a realização de novos negócios”, disse.
Crescimento
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Sampaio, apontou que embora a economia brasileira ainda não tenha retomado a rota do crescimento, o setor tem encontrado formas de ampliar seu mercado.
“Foi uma percepção geral que em 2019 a feira aumentou em relação ao ano passado, o que é uma sinalização muito interessante, principalmente porque a economia brasileira não tem nenhum sinal de retomada. Então tudo indica que o setor está encontrando uma forma de ampliar seu mercado”, pontuou.
Leia mais: Coração do setor, rochas exclusivas são destaque na Cachoeiro Stone Fair
O diretor da Rexfort, Márcio Migliavacca, parabenizou a organização.
“Desde o primeiro dia nós tivemos uma visitação qualificada, eu diria que, inclusive, a melhor desses 11 anos que a empresa expõe no evento”, ressaltou.
O diretor comercial da Magban, Gonçalo Pena Machado, também elogiou o empenho da organização da feira.
“A Cachoeiro Stone Fair é um momento oportuno para aproximação com os clientes, parceiros e também para buscar novas oportunidades no mercado. Mais uma vez, a feira foi fantástica e tivemos retornos muito positivos”, pontuou.
Projetos especiais
Outro ponto alto da feira deste ano foram os projetos especiais, cujo objetivo era fortalecer os negócios entre compradores, distribuidores, marmoristas e as empresas expositoras.
O Portas Abertas, o Clube do Marmorista e a primeira edição do Encontro Nacional de Distribuidores de Chapas, em parceria com a Abirochas, foram os destaques deste ano.
Leia mais: Presidente da Findes diz que Cachoeiro Stone Fair projeta o ES para o mundo
O Portas Abertas, por exemplo, que foi realizado pela terceira vez, contou com a participação de mais de 80 pessoas, que puderam conhecer de perto o funcionamento de 17 empresas, como a arquiteta Thais Figueiredo veio de Belo Horizonte (MG).
“Além de termos a oportunidade de ver o material de perto, esse projeto fortalece nossa relação com nossos clientes, pois eles veem que estamos procurando nos atualizar, participar de eventos e isso aumenta a confiança deles no nosso trabalho”, pontuou.
Outro evento paralelo que ajudou a ampliar ainda mais as oportunidades de negócios foi o Clube do Marmorista, que recebeu cerca de 60 compradores selecionados, entre distribuidores e marmoristas de todas as regiões brasileiras.
Leia mais: Prefeito Victor Coelho fala dos incentivos para empresas em Cachoeiro
Já o primeiro Encontro Nacional de Distribuidores de Chapas reuniu profissionais no auditório da Cachoeiro Stone Fair e proporcionou uma tarde de discussões positivas, com a apresentação do projeto Academia das Rochas, voltado para o mercado interno e design valorizando o marmorista, e o levantamento de demandas coletivas.
A Cachoeiro Stone Fair foi realizada pela Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Abirochas e da Academia das Rochas.