qui 6/fevereiro/2025 18:33
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro tem o desenvolvimento acelerado com a implantação das ferrovias

redacao
Redação Dia a Dia

Continuamos a nossa entrevista com o historiador Gilson de Souza Eleutério, que pesquisa a história das cidades cortadas pelos trilhos ferroviários, nesse momento especialmente no  Espírito Santo.

Em nossa matéria, ele fala da implantação das ferrovias em Cachoeiro de Itapemirim e na região sul do Estado.

Gilson conta que o transporte sobre trilhos foi possível após pressão dos grandes produtores de café da região, sabedores de que as ferrovias já haviam sido implantadas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Insatisfeitos com as estradas da época, que muitas vezes, em períodos chuvosos, ficavam intransitáveis e impediam o escoamento da produção, causando muitos prejuízos, eles se mobilizaram para conquistar esse meio de transporte que se anunciava como a melhor e mais eficiente opção.

O historiador informa que a primeira ferrovia do Espírito Santo foi inaugurada em Cachoeiro de Itapemirim no dia 16 de setembro de 1887.

A empresa era a Companhia de Navegação e Estrada de Ferro Espírito Santo e Caravelas e a estação era onde hoje é a Prefeitura Municipal.

O girador de locomotivas era onde está o chafariz na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da Cidade e o trem saia de Cachoeiro e passava  por Matosinhos ( hoje Coutinho), Valla de Souza (hoje Jerônimo Monteiro) e chegava até Pombal (hoje Rive).

Nessa época foi construído também um ramal de Matosinho até Castelo, com 21 km de extensão. De  Cachoeiro à Rive eram percorridos  50km.

 

Outro fato histórico que Gilson faz questão de destacar é a presença do presidente Nilo Peçanha e do governador do Estado em Cachoeiro em 1910 para a inauguração da ligação férrea Vitória x Cachoeiro.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Gilson destaca que com esta ligação, Vitória começou a se desenvolver mais rapidamente, pois o transporte de cargas foi proibido de seguir para Itapemirim.

“Também em 1910 foi inaugurada a usina hidrelétrica de Fruteiras. Com mais energia, começaram a surgir indústrias em Cachoeiro”, complementa Gilson.

Entre 1915 e 1920, enfatiza o historiador, Cachoeiro teve ligação férrea com Marataízes, passando por Itapemirim. No verão saiam quatro carros de passageiros por dia para o Litoral.

 

SAIBA MAIS

Na inauguração da primeira ferrovia os matérias rodantes eram:

– Três Locomotivas Baldwin de 3 eixos conjugados, tendo 27 toneladas, um carro de luxo para passageiros, dois carros mistos, dois carros de segunda classe , dois carros de correios e bagagem e 18 vagões fechados de mercadorias;

– Possuia também um vagão fechado para material explosivo, um vagão para animais, dois vagões para madeiras e seis vagões de lastro

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

carna-pet-cachoeiro-06-02-2025

Cachoeiro terá evento de carnaval para pets e tutores

Sefaz amplia atendimento virtual

Sefaz amplia atendimento virtual para contribuintes

prefito e empresa-cachoeiro-05-02-2025

Nova empresa pode gerar mais de 200 empregos em Cachoeiro

Sicredi remunera capital social de seus cooperados

Sicredi remunera em R$ 1,3 bi o capital social de seus associados

Palestrante Lucas Araújo abrirá ano letivo em Itapemirim

Itapemirim abre ano letivo com palestra e show para professores

vereadores decidem comissões

Vereadores decidem Comissões Permanentes da Câmara de Cachoeiro

mulher negra, treinando em academia, com looks fitness

Treino com estilo: Ideias de looks fitness para arrasar

homem com look elegante usando terno e com celular no ouvido

Como montar um look elegante: Guia para homens antenados

Leia mais
plugins premium WordPress