sáb 4/maio/2024 22:22
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro tem serviços gratuitos de saúde mental

redacao
Redação Dia a Dia

Desde o ano de 2014, janeiro é considerado o mês do cuidado com a saúde mental, em atenção à promoção do bem-estar psicológico e emocional das pessoas. A campanha Janeiro Branco dá ênfase especial na difusão de informações sobre doenças como transtorno de ansiedade e depressão.

Em Cachoeiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os atendimentos relacionados à saúde mental têm início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de uma consulta com um médico clínico geral.

Para isso, é necessário que o cidadão se dirija à UBS mais próxima de sua residência, com documento de identidade e cartão do SUS, para realizar o agendamento da consulta.

De acordo com a Semus, alguns sinais comuns de transtornos mentais e emocionais que devem motivar a busca por assistência são: desânimo excessivo, sensação de desconforto social e desprazer em tarefas divertidas e ações cotidianas.

Após a avaliação inicial na UBS, o paciente é encaminhado para atendimento psicológico na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”. Além disso, caso haja a necessidade de uma consulta psiquiátrica, o médico da família, que atende na UBS, fará a solicitação, via regulação, uma vez que esse atendimento especializado é oferecido pelo Estado.

“O mês de janeiro é um período importante para lembrarmos de que os cuidados com a saúde mental devem ser tão criteriosos quanto com os da saúde física. É muito claro que a pandemia trouxe consequências para as duas áreas, e é importante que a população saiba que há suporte na nossa rede para os devidos tratamentos”, salienta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

O secretário destaca, ainda, que buscando a unidade de Saúde do bairro, a equipe Equipe de Saúde da Família pode realizar o acompanhamento dos pacientes durante todo o período de tratamento em saúde mental.

Programação especial

Neste mês, para reforçar ainda mais a conscientização sobre o assunto, a Semus estará realizando uma programação especial de atividades. O cronograma completo das ações será divulgado em breve.

Caps-ad

A Semus também é responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-ad), um espaço que oferece serviço ambulatorial de atenção diária a pessoas com dependência química e faz parte da rede de saúde mental.

Os atendimentos se dão no âmbito individual – medicamentoso, psicoterápico e de orientação – e também no âmbito coletivo, com psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros. Pacientes que necessitam de acolhimento, observação e desintoxicação também são atendidos no Caps.

O equipamento está localizado na rua José Dias Lobato, 163, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: 3522-4366.

bombeiros-resgate-rio-grande-do-sul-03-05-2024

Bombeiros capixabas partem para o Rio Grande do Sul auxiliar no resgate às vítimas das chuvas

droga-caparao-03-05-2024

Seis presos e droga apreendida em operação da PM no Caparaó

elevador-camara-03-05-2024

Câmara inaugura novo elevador e demais obras de acessibilidade e segurança

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Leia mais