Nova Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Rica

Cachoeiro terá primeira unidade de saúde com captação de energia solar

Cachoeiro terá primeira unidade de saúde com captação de energia solar
Cachoeiro terá primeira unidade de saúde com captação de energia solar
Redação Dia a Dia

A nova unidade básica de saúde (UBS) do bairro Vila Rica que será construída na principal avenida do bairro, a Nossa Senhora da Consolação, vai ser a primeira de Cachoeiro a contar com captação de energia solar.

O prédio terá uma área total de 314 metros quadrados, abrigando quatro consultórios médicos e um odontológico, sala de espera, auditório, entre outros espaços.

Para a construção da UBS, a Prefeitura receberá repasse federal de R$ 1.749.663,02. O convênio será celebrado após a fase de aprovação do projeto de engenharia.

Com isso, a expectativa é de que o recurso seja disponibilizado para a gestão municipal no ano que vem, quando, então, será lançado o edital de licitação da obra.

Esses e outros detalhes do projeto da futura unidade, desenvolvido pela Prefeitura e contemplado no 3º Edital de Emendas Parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni, foram destacados durante a visita que o parlamentar e o prefeito em exercício, Ruy Guedes, fizeram ao local onde a UBS será construída.

Por ser mais ampla que a atual unidade – que funciona na rua José Humberto Grillo, em espaço cedido pela associação de moradores do bairro -, a edificação terá capacidade para abrigar duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Hoje, os moradores são atendidos por uma equipe de ESF, que é formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. Na nova unidade, vamos dobrar a quantidade de profissionais, além de passar a oferecer atendimento odontológico”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, que participou da visita.

O deputado Felipe Rigoni disse que fica muito feliz quando visita os locais que receberam ou receberão as emendas. “São projetos estruturantes para as comunidades, como esse, que será uma nova unidade básica de saúde, para melhorar a oferta de serviços públicos e a qualidade de vida da população”.

O prefeito em exercício, Ruy Guedes, destacou que a nova unidade vai beneficiar moradores de bairros próximos, também.

“Vamos ampliar os serviços de saúde ofertados na região. Temos hoje uma UBS do tipo 1 e vamos ter uma de tipo 2, para aumentar o atendimento à população. É um investimento muito importante, coerente com o lema da nossa gestão, que é cuidar bem das pessoas”, frisou.

A visita à área da futura unidade também contou com a participação de vereadores.

 

Aprovação em edital

O projeto da nova UBS do Vila Rica foi um dos quatro mais bem votados, no voto popular, dentre os 14 finalistas do setor de saúde do 3º Edital de Emendas Parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni.

Lançado em maio, o edital é voltado a propostas de organismos da administração pública, direta e indireta, dos municípios capixabas. Para chegar à votação popular, o projeto da Prefeitura de Cachoeiro passou por outras três etapas. A primeira foi a etapa de inscrição, que contou com 245 inscritos – além de saúde, foram contempladas mais sete áreas.

Os inscritos foram submetidos a análise pela equipe do gabinete do deputado, levando em consideração os critérios de: impacto para pessoas atendidas; capacidade do projeto de ser estruturante e sustentável; qualidade do projeto enviado para avaliação.

Dos inscritos, 145 avançaram para terceira etapa, que consistiu na avaliação por um conselho de especialistas. Nesta etapa, também foi considerado o alcance do projeto dentro da microrregião. Por fim, 67 projetos escolhidos pelos especialistas foram para a etapa de votação popular. A votação ocorreu por meio do aplicativo “Tem Meu Voto”, de 21 a 27 de setembro.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias