qui 25/abril/2024 04:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Imagem de arquivo. Não se refere ao trecho mencionado na matéria

Cachoeiro teve mais de 27 km de redes de água e esgoto instalados em 2020

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

A BRK Ambiental, concessionária de serviço de saneamento em Cachoeiro de Itapemirim, finalizou balanço das obras realizadas ao longo de 2020 e concluiu que nesse período foram cerca de 27 mil km de redes de água e esgoto construídas ou modernizadas.

No total, segundo a empresa, foram investidos R$ 11 milhões no serviço. Em novas redes de água, foram implantados mais de 20 mil metros de tubulação, além de 757 metros de rede substituídas e 5,6 km de novas redes de esgoto.

Ainda, segundo a empresa, durante o ano foram finalizadas 21 obras em Cachoeiro, sendo 12 intervenções no sistema de abastecimento de água e nove no de esgoto sanitário.

As intervenções foram realizadas no centro da cidade e em outras áreas, como Monte Cristo, Aeroporto, Alto Gironda, Itaoca,  Rui Pinto Bandeira, Maria Ortiz, Rubem Braga, Morro Grande, Zona Rural de Tijuca e Safra, Sumaré e outras.

De acordo com o engenheiro da BRK Ambiental, Gabriel Zigoni, as obras do 11º aditivo firmado com a prefeitura, que ampliam o atendimento às localidades distantes da sede do município, estão entre as mais significativas realizadas pela concessionária, uma vez que levaram água às comunidades rurais que sofreram durante a estiagem dos últimos anos.

As intervenções, explicou o engenheiro, beneficiaram comunidades que não eram beneficiadas com abastecimento de água potável, como Morro Grande, em Monte Líbano; Tijuca e Safra, em Retiro; Alto Gironda e KM 9.

“Foram 15 quilômetros de rede instalados e cerca de 160 novas ligações realizadas para as famílias dessas regiões”, afirma Gabriel Zigoni.

O engenheiro ressalta que a empresa concluiu as instalações das redes coletoras de esgotamento sanitário nos bairros Rui Pinto Bandeira e Aeroporto, permitindo o saneamento do Córrego Valão.

“Essas intervenções iniciaram em 2018 com a construção de um interceptor tronco no Córrego Valão e avançaram em 2020 pelo interior dos bairros, eliminando as redes mistas. Hoje,  o córrego se encontra completamente saneado”, diz.

Novas obras em 2021

A BRK Ambiental informou que está com várias frentes de obras em andamento, como a instalação de redes de distribuição de água em Timbó e Monte Líbano, que irão somar cerca de 9,5 quilômetros de rede à malha de Cachoeiro de Itapemirim e atender a aproximadamente 150 famílias. A previsão é de que esses serviços sejam concluídos em fevereiro.

Novos coletores de esgoto também estão sendo instalados na região do Aquidaban, Waldir Furtado de Amorim e Soturno, somando outros 4.690 metros de redes a serem construídas, com previsão de término nos meses de fevereiro, março e dezembro, respectivamente.

“O diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia, destaca que Cachoeiro de Itapemirim permanece em uma posição privilegiada  em relação ao abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, quando comparado com as demais cidades do Estado e do País.

“A cidade já conta com os serviços de água e esgoto universalizados, superando em muitos anos a meta de 2033 para a universalização, estabelecida pelo Governo Federal no Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado no ano passado”, disse Bruno Ravaglia.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais