A Prefeitura de Cachoeiro está trabalhando em um projeto para instalar um cerco eletrônico de segurança na cidade nos mesmos moldes do existente em Vitória para combater furtos e roubos de veículos.
Segundo informou a prefeitura, o processo licitatório do projeto de monitoramento de veículos está sendo preparado pela Secretaria de Administração, ainda sem data para ser realizado. Também não estão definidos os pontos onde o monitoramento será feito.
A ferramenta para combater a criminalidade será expandida de Vitória para outras cidades do Estado. O governador Renato Casagrande afirmou no último dia 19 que há planos de estender o cerco para todos os municípios da Grande Vitória até o fim do ano.
“Queremos implantar o Cerco Inteligente na Grande Vitória para que possamos ter um controle maior, através da leitura de placas dos veículos, e fazer isso com menos riscos do que temos hoje. Vamos dar esse salto comprometidos com a inovação”, disse Casagrande.
Como funciona
Em Vitória, o Cerco Inteligente de Segurança começou a funcionar em abril de 2018. Ele monitora 18 pontos de entrada e saída da cidade por meio de 70 câmeras com tecnologia OCR, que faz leitura de placas dos veículos. Todo o videomonitoramento é gerenciado por um software inteligente.
Funciona da seguinte forma: quando o condutor passa por um dos pontos monitorados, a placa do veículo é fotografada e armazenada em um banco de dados.
Quando um veículo é roubado ou furtado e a informação é compartilhada pelas forças de segurança, a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal emite um alerta.
Com isso, a central repassa as informações do veículo, como cor, modelo e trajeto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que solicita a abordagem da Guarda e da Polícia Militar.
Desde a sua implantação, em abril de 2018, 178 veículos já foram recuperados.
“Os recursos operacionais de segurança implementados pela Prefeitura de Vitória, como o videomonitoramento e o Cerco Inteligente de Segurança, são responsáveis por redução no índice de furtos e roubos e de veículo e de crimes contra o patrimônio. Junto a esses recursos, podemos destacar o trabalho da Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, para garantir a segurança na cidade”, destacou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.
Ampliação
Sobre o plano anunciado por Casagrande para ampliar o cerco inteligente para outros municípios da Grande Vitória, a prefeitura informou que o monitoramento por câmeras somará na segurança da Região Metropolitana. Na Capital, haverá ampliação do sistema, que permitirá o reconhecimento facial, de atitudes suspeitas e até armas.
“É um serviço de excelência que trouxe mais segurança para a cidade de Vitória. É um sistema eficiente e muito forte na cidade, já que Vitória, por ser uma ilha, tem poucos pontos de entrada e saída. A inteligência por trás do sistema permite a investigação por parte das forças competentes e também possibilidade de interceptação desses veículos, com uma resposta imediata das forças de segurança”, destacou o secretário.