A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim vai investir R$ 7,76 milhões em 12 meses na contratação de 216 servidores para os serviços de limpeza e conservação predial nas unidades da Secretaria Municipal de Educação.
No total, serão contratados 211 auxiliares de serviços gerais e mais cinco encarregados, que vão trabalhar em escolas de rede de educação infantil e do ensino fundamental.
A previsão da prefeitura é que a terceirização comece a funcionar a partir do dia 5 de novembro. A empresa contratada para contratar os servidores e realizar esses serviços é a Soluções Serviços Terceirizados – Eirelli.
Por mês, a prefeitura pagará à empresa R$ 647,3 mil, que dará os R$ 7,767 milhões ao final do ano.
Quanto aos atuais funcionários que atuam nessas unidades, a prefeitura informou que os servidores efetivos serão remanejados e os contratados terão a oportunidade de passar por um processo seletivo da empresa.
A prefeitura ressaltou ainda que a terceirização é uma reconhecida ferramenta estratégica da economia moderna. Enquadra-se na moldura de desenvolvimento de novas formas de gestão de recursos humanos, possibilitando aos órgãos públicos o foco em seus negócios principais e o ganho de qualidade e eficiência suas atividades.
Segundo a prefeitura, diversos órgãos do Espírito Santo terceirizam serviços, como Ministério Público, Tribunal de Contas, Governo Estadual, além de municípios da Grande Vitória.
A medida, explicou o município, está amparada pelo parágrafo 2º, do art. 7º da Instrução Normativa 02, de 30 de abril de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
“Ao terceirizar essa área, a Secretaria de Educação vai focar atenção, esforços e recursos para o que é realmente importante para a qualidade educacional no nosso município”, afirmou em nota, a prefeitura.
Na avaliação do município, a eficiência do serviço terceirizado deve gerar necessidade de 30% a menos de pessoal contratado atualmente.