O título de campeã mundial de Surf Dog está mantido no Espírito Santo. A cadela Maya, de Marataízes, Litoral Sul capixaba, ganhou mais uma vez a competição no mar da Califórnia, nos Estados Unidos.
Maya levou o título na categoria Tandem Dog Dog, modalidade em que o treinador surfa com dois cachorros (o outro cão foi Bono).
Além disso, ela faturou troféus em outras três categorias: 3° lugar na categoria Tandem Surf, 2° em Tandem SUP (Stand Up canoa) e 3° na Profissional.
A disputa da 11ª edição do evento, que aconteceu no último sábado, teve participação capixaba em todas as categorias com direito ao bicampeonato.
“A Maya é a única no mundo que disputa em todas as categorias. A grande vantagem é que ela é surfista de verdade. É impressionante, ela sabe o jogo de corpo, o tronco, tudo certinho”, conta Gilson Moraes, o tutor e treinador da Maya.
Foram aproximadamente 50 cães na competição, divididos nas quatro categorias: Tandem Surf e Tandem SUP em que a disputa é junto com os tutores,Tandem Dog Dog, com dois cães na mesma prancha, e Profissional, onde o cão surfa sozinho.
O mérito desse título não fica apenas na habilidade de Maya, foram muitos treinos para garantir que a cadela, que é da raça boiadeiro australiano, chegasse preparada na Califórnia. “Isso é fruto de muito trabalho sério, muita dedicação. Tenho treinado bastante com ela.”
Treinamento desde filhote
Desde os três meses de idade, Gilson e Maya treinam no mar. “Para o atleta, treinar com um dog do lado é até um incentivo. Tudo é bom quando você está com seu melhor amigo do lado, tudo fica perfeito.”
A comemoração em terras capixabas já está marcada. A dupla volta para o Espírito Santo nesta quarta-feira e já tem uma recepção esperando por eles.
E o treino não pode parar, até porque já tem mais competição a vista. Maya vai disputar Surf Dog em Florianópolis (SC), no mês de novembro.