sáb 20/abril/2024 11:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Cadela Alga, do 3º Batalhão de Polícia Militar

Cães da Polícia ajudam a criar vínculos com a comunidade, dizem condutores

redacao
Redação Dia a Dia

A Polícia Militar divulgou recentemente que com o auxílio dos cães que atuam na patrulha canina, (chamada de K-9) no Espírito Santo foram apreendidos 604 quilos de entorpecentes em 2021.

Também foram localizadas 155 mil unidades de entorpecentes (pinos, papelotes, buchas e pedras), 120 armas de fogo, 76 carregadores, mais de 27 mil munições de diferentes calibres e 132 mil reais. Além disso foram detidas 234 pessoas.

Segundo o comandante do Batalhão de Ações com Cães (BAC), tenente-coronel Tavares, os indicadores de apreensões são bons termômetros para verificar o caminho certo ao fortalecer o emprego dos cães nas operações policiais.

No sul do Estado algumas cidades possuem equipe da Patrulha K-9, que trabalha com cães no trabalho preventivo e ostensivo, entre elas Guaçuí e Mimoso do Sul, através da 3ª Cia e  15ª Cia Independente respectivamente.

Em Mimoso do Sul o soldado Farlley de Almeida Silva é o condutor do cão Top, cuidando dele em sua casa, e sendo responsável pela sua alimentação, treinamento e passeios.

“A gente desenvolve uma relação de amizade e parceria. Cria um vínculo muito grande, acaba se tornando um amigo, membro da família e a família também abraça esse cão. A presença do Top mudou muito minha rotina”, destaca o soldado.

Tudo porque, explica Farlley, além de ser um cachorro comum, Top é também um policial e tem a sua hora de trabalho e treinamentos específicos.

“É preciso ter paciência com ele, que além da rotina na busca por armas e drogas, também participa de ações educativas com as crianças nas escolas”.

O condutor do Top diz que a ação com o cão é muito positiva em todas as companhias da PM porque inibe muito o número de crimes.

“Os criminosos têm muito medo do cachorro que detecta armas e drogas e isso acaba reduzindo o tráfico por causa da ostensividade do cão”.

O soldado Farlley Almeida destaca que é muito importante falar que o cão também aproxima a sociedade da polícia “A presença do cão aumenta o elo das crianças e adolescentes, enfim, da comunidade conosco porque todos querem saber sobre ele. Sem sombra de dúvidas esta é uma modalidade de policiamento muito importante para a Polícia Militar do Espírito Santo”, enfatiza.

A boa notícia em Mimoso do Sul, onde o cão Top mora com o seu condutor, e também para as cidades atendidas pela 15ª Cia Independente, é que já a partir de janeiro Top será utilizado como mais um policial dentro da viatura, saindo logo cedo com a equipe para o trabalho. “Com certeza o número de apreensões vai aumentar”, acredita o condutor.

Já na região do Caparaó quem atua com policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Alegre, é a cadela Alga, que tem sido apoio na apreensão de muitas armas e drogas.

“A gente tem feito apreensões e dado apoio a outras unidades do Batalhão e até à Polícia Civil. A presença da Alga aqui facilitou muito porque agora não precisamos esperar cães de outros municípios para as operações”, destaca o cabo Boeno, que juntamente com o cabo Souza são os condutores da cadela.

Boeno destaca que em algumas situações só o cão consegue localizar as drogas porque o faro clínico do animal é muito mais apurado do que o humano.

Mas o condutor de Alga ressalta que o trabalho com a Patrulha K-9 vai além das apreensões e que ações sociais e educativas também são realizadas.

Cita o Projeto Matilha Amiga, da Patrulha K9 do 3º Batalhão, que visita escolas municipais da Região do Caparaó para conscientizar crianças, jovens e adolescentes com palestras sobre a importância da prevenção ao uso de drogas, bem como suas consequências penais e sociais e os princípios básicos de respeito e cidadania.

Ele é outro que elogia a cadela que ficou sobre seus cuidados. “O Cão tem comportamento surpreendente. A unidade K9 é feita através de um binômio (cão e condutor) e cria um apego maior em ambas as partes”.

Apesar disso o cabo Boeno ressalta que ser condutor envolve uma rotina de muita responsabilidade, que começa todos os dias com alimentação, limpeza e higiene.

“Sem falar nos treinamentos diários para que o cão fique cada vez mas apurado e mantenha seu condicionamento e assim apresente os resultados esperados”, pontua.

 

 

Apreensão_Piúma_19_04_24

Polícia Civil de Piúma prende liderança do tráfico no bairro Piuminas

Poema de Cores_Cachoeiro_19_04

Exposição ‘O Poema das Cores’ chega a Cachoeiro de Itapemirim

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Leia mais