Levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais apontam queda no número de sinistros de trânsito em que a causa principal foi a ingestão de álcool pelo condutor.
Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (19), data em que a Lei Seca completa 16 anos.
Conhecida por tornar mais rígido o combate à direção sob o efeito de álcool nas vias brasileiras, a norma estabeleceu tolerância zero para motoristas que dirigem após consumir bebidas alcoólicas e definiu a conduta como infração de trânsito gravíssima, sujeitando o infrator à multa e suspensão do direito de dirigir por doze meses.
De acordo com a PRF, o levantamento aponta que no ano passado foi registrado o menor número de acidentes causados por ingestão de bebida dos últimos cinco anos.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

Na comparação com 2019, ano pré-pandemia de Covid – que restringiu drasticamente a fiscalização presencial – a queda foi de 33,6%. As estatísticas de mortes e feridos nesses sinistros, na comparação entre os mesmos períodos, também diminuiu.

Os índices, de acordo com a PRF, refletem o trabalho de prevenção de acidentes e da fiscalização realizada pelos policiais nas cinco regiões do país. No ano passado, foram mais de 50 mil ações específicas para fiscalizar a conduta dos motoristas relacionada a alcoolemia.
A PRF orienta os motoristas que não dirijam sob efeito de álcool e que, quando consumirem bebidas alcoólicas, utilizem formas alternativas de transporte.