qui 25/abril/2024 20:04
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vacina contra Covid-19. Foto: Márcia Leal/PMCI

Cai para menos da metade o número de casos de Covid-19 em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O mês de junho está sendo marcado pela melhoria significativa nos índices da Covid-19, em Cachoeiro de Itapemirim, com uma queda para menos da metade dos novos casos. Também ocorreu redução nos números de óbitos e internações.

Dados do Painel Covid-19 do estado de sexta-feira (25) mostram que a média móvel de casos confirmados da doença, comparada à de 14 dias atrás, apresenta queda de 58,8% – de 69 para 28 por dia, a menor média registrada desde meados de outubro do ano passado.

Em maio, a média era ainda maior, de 100 casos confirmados por dia.

A prefeitura ressalta que a queda foi mais acentuada do que a registrada nos municípios da Grande Vitória e em cidades como Linhares, Colatina, Aracruz e São Mateus.

 

Menos óbitos

Também está em queda a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. A variação, de 1,71 para 1,29, é de 25%. Nesta quinta (24) e nesta sexta-feira (25), o município não teve óbitos confirmados.

“Depois de abril e maio, que foram os dois meses mais letais da pandemia em Cachoeiro, estamos tendo uma diminuição expressiva no número de mortes”, frisa o vice-prefeito Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando de Operações (SCO) do município na pandemia.

 

Ocupação de leitos

Nos serviços de saúde da cidade, a sobrecarga é menor. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulta (públicos e privados), que esteve na casa dos 90% em março e abril, está em 65,98%, de acordo com dados do Portal Covid-19 da Prefeitura de Cachoeiro.

Na opinião do secretário de Saúde Alex Wingler, a melhoria dos índices é resultado de um conjunto de fatores, principalmente, ao avanço da vacinação. São mais de 106 mil doses aplicadas no município: mais 75 mil pessoas já receberam a primeira e 31 mil, a segunda.

“Cerca de 50% da população adulta do município já recebeu a primeira dose e 20% tomou as duas. Estamos entre as cidades capixabas com melhor cobertura vacinal”, explica.

Ele continuou: “Isso é a prova de que está funcionando, de que vale a pena se vacinar e, claro, continuar seguindo os protocolos de prevenção”.

 

 

Prefeitura aponta as medidas que contribuíram

A prefeitura apontou algumas medidas que ajudaram na melhoria dos índices. Entre elas, o secretário de Saúde Alex Wingler, destacou a testagem da população, que possibilita o monitoramento dos casos e quebra o ciclo de transmissão por meio do isolamento domiciliar.

Segundo ele, nos últimos 60 dias mais de 12 mil testes de Covid-19 foram realizados em Cachoeiro. A prefeitura promoveu ações para testar trabalhadores do comércio e das escolas municipais.

O vice-prefeito Ruy Guedes elenca como fatores importantes, também, as ações decorrentes do decreto nº 30.534, de 30 de abril, que passou a prever multa para quem se recusa a usar máscara de proteção fora de casa.

Em maio, foi realizada ampla campanha de conscientização sobre a obrigatoriedade do uso da máscara e sobre a aplicação, a partir de junho, da punição estabelecida pelo decreto.

Para ele, as pessoas estão respeitando a norma. Em quase um mês de fiscalização, mais de 600 pessoas foram abordadas, mais de 800 estabelecimentos foram visitados e apenas duas multas foram aplicadas.

Guedes destacou as ações de conscientização de entidades representativas do comércio, como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município; do Disk Aglomeração, que recebe denúncias de descumprimento de medidas de prevenção da Covid-19; e do trabalho contínuo de desinfecção de áreas públicas.

“Só conseguiremos vencer essa guerra se houver união de esforços da sociedade civil, do poder público e das atividades privadas”, afirmou.

 

Prefeito alerta para que ninguém relaxe nos cuidados

O prefeito Victor Coelho alertou que a melhora do cenário pandêmico não pode representar uma redução das ações de prevenção e enfrentamento.

“A vacinação está avançando, garantindo maior proteção, mas não podemos relaxar com os cuidados individuais e coletivos. Quanto mais nos dedicarmos, mais rapidamente retomaremos a normalidade”, disse.

Ele continuou: “Já perdemos 559 vidas para a Covid-19 e muitas famílias estão sofrendo os efeitos da pandemia em casa. Por elas, em favor da vida e pelo bem da economia, não podemos esmorecer”.

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais