Já foi devolvido à Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim os recursos que foram desviados por um hacker no último dia 18, através de quatro transferências bancárias realizadas na conta da Casa de Leis cachoeirense na Caixa Econômica Federal (CEF).
O crime eletrônico foi identificado pelo setor de monitoramento da Caixa . As contas beneficiadas pela transferência estão localizadas nos estados do Piauí e Ceará.
O banco, verificando a estranheza das transações, imediatamente entrou em contato com o Legislativo, sendo informado de que as operações não haviam sido realizadas pela Casa.
O presidente do Legislativo, Brás Zagotto, afirma que não tinha dúvidas sobre a devolução dos recursos, já que as operações não obedeceram a nenhuma norma de segurança utilizada pela Câmara, tendo, inclusive, ultrapassado o valor máximo permitido (R$ 3 mil) para pagamentos a recebedores não cadastrados.
O crime foi denunciado às polícias civil e federal, e as investigações seguem em andamento. “Confiamos na competência da polícia para identificar a origem dos saques fraudulentos”, diz o presidente.