sex 19/dezembro/2025 06:05
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Calçamento de estrada para a Pedra da Penha vai incentivar turismo na região

Foto: Divulgação Chalé Arcangelluz

Quem lida com o turismo na região de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, está animado com o calçamento da estrada que dá acesso à Pedra da Penha, importante ponto turístico do município.

A ordem de serviço para início das obras será assinada nesta sexta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Victor Coelho, no bairro Vila Rica, durante solenidade de inauguração da nova sede do Samu 192.

“A gente que trabalha com turismo precisa muito dessa estrada. Temos dificuldades de abrir em dias de chuva e estes são os melhores períodos, quando está frio e chuvoso. O acesso vai transformar nossa região”, disse a empresária Simone Fávero Felippe, sócia do Chalé Arcangelluz, um belo restaurante da região.

Para ela, alguns empresários e moradores aguardam apenas a conclusão da estrada para empreender. “Nossa comunidade tinha medo de investir, como eu investi. Com a estrada, teremos cafeterias, choperias”, disse.

A Pedra da Penha é principal cartão postal da região. Foto: Divulgação Chalé Arcangelluz

A estrada vai ligar a comunidade de Independência até Alto São Vicente, onde está o acesso à pedra, que é o ponto mais alto de Cachoeiro.

A pavimentação vai abranger trecho de 6 km e será feita com blocos de concreto, uma opção mais sustentável e ambientalmente adequada, adotada também nas rotas turísticas de Pedra Azul, em Domingos Martins.

O conjunto de obras inclui terraplenagem, drenagem, instalação de sarjetas, meio-fio e sinalização. O investimento, estimado em R$ 11,5 milhões, será feito pela prefeitura por meio de convênio com o governo estadual.

Mirante no alto da Pedra da Penha. Foto: Divulgação Chalé Arcangelluz

“É uma notícia muito importante, pois uma estrada ruim pode impedir o turista de chegar ao seu destino e aquela é uma região com grande potencial turístico. O calçamento do acesso é o que falta para que o turismo aconteça lá. São lugares lindos, paisagens naturais que podemos aproveitar, além do agroturismo”, destacou a presidente do Região Sul Capixaba dos Vales e Café Convention & Visitor Bureau, Helen Barboza Lima Livramento.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins Moreira, ressalta que o investimento não beneficia apenas os turistas, mas traz vantagem para a economia local. “Com o desenvolvimento da infraestrutura turística na região, surgem oportunidades de crescimento para empreendimentos comerciais, como hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato, proporcionando novas fontes de negócios”, disse.

Ela destaca ainda que o aumento do fluxo de turistas contribui para a criação de empregos e aumento da renda, gerando melhorias na qualidade de vida da comunidade local. “Além disso, o investimento no calçamento valoriza e preserva o atrativo turístico da Pedra da Penha, garantindo a sustentabilidade do turismo a longo prazo e consolidando a região como um destino relevante e promissor para os viajantes”, complementa.

 

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais