Quem lida com o turismo na região de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, está animado com o calçamento da estrada que dá acesso à Pedra da Penha, importante ponto turístico do município.
A ordem de serviço para início das obras será assinada nesta sexta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Victor Coelho, no bairro Vila Rica, durante solenidade de inauguração da nova sede do Samu 192.
“A gente que trabalha com turismo precisa muito dessa estrada. Temos dificuldades de abrir em dias de chuva e estes são os melhores períodos, quando está frio e chuvoso. O acesso vai transformar nossa região”, disse a empresária Simone Fávero Felippe, sócia do Chalé Arcangelluz, um belo restaurante da região.
Para ela, alguns empresários e moradores aguardam apenas a conclusão da estrada para empreender. “Nossa comunidade tinha medo de investir, como eu investi. Com a estrada, teremos cafeterias, choperias”, disse.
A estrada vai ligar a comunidade de Independência até Alto São Vicente, onde está o acesso à pedra, que é o ponto mais alto de Cachoeiro.
A pavimentação vai abranger trecho de 6 km e será feita com blocos de concreto, uma opção mais sustentável e ambientalmente adequada, adotada também nas rotas turísticas de Pedra Azul, em Domingos Martins.
O conjunto de obras inclui terraplenagem, drenagem, instalação de sarjetas, meio-fio e sinalização. O investimento, estimado em R$ 11,5 milhões, será feito pela prefeitura por meio de convênio com o governo estadual.
“É uma notícia muito importante, pois uma estrada ruim pode impedir o turista de chegar ao seu destino e aquela é uma região com grande potencial turístico. O calçamento do acesso é o que falta para que o turismo aconteça lá. São lugares lindos, paisagens naturais que podemos aproveitar, além do agroturismo”, destacou a presidente do Região Sul Capixaba dos Vales e Café Convention & Visitor Bureau, Helen Barboza Lima Livramento.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins Moreira, ressalta que o investimento não beneficia apenas os turistas, mas traz vantagem para a economia local. “Com o desenvolvimento da infraestrutura turística na região, surgem oportunidades de crescimento para empreendimentos comerciais, como hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato, proporcionando novas fontes de negócios”, disse.
Ela destaca ainda que o aumento do fluxo de turistas contribui para a criação de empregos e aumento da renda, gerando melhorias na qualidade de vida da comunidade local. “Além disso, o investimento no calçamento valoriza e preserva o atrativo turístico da Pedra da Penha, garantindo a sustentabilidade do turismo a longo prazo e consolidando a região como um destino relevante e promissor para os viajantes”, complementa.