Câmara de Cachoeiro aprova Semana de conscientização da perda gestacional

Câmara de Cachoeiro aprova Semana de conscientização da perda gestacional
Redação Dia a Dia

A Câmara de Cachoeiro  aprovou, por unanimidade, um projeto que cria a “Semana de conscientização da perda gestacional, neonatal e infantil”. A iniciativa é de autoria do vereador Sandro Irmão.

Segundo ele, o objetivo do projeto é dar visibilidade aos problemas trazidos pela perda gestacional e neonatal, criando oportunidades para a promoção de ações voltadas para a conscientização e informações sobre o assunto.

O vereador considera que a prefeitura deve utilizar a data para a realização de eventos como reuniões e palestras, inclusive com médicos, que relatem sobre as possíveis causas e tratamentos para evitar abortos espontâneos e o nascimento repetido de prematuros com consequência de morte.

Sandro destaca que necessidade é a distribuição de cartilhas sobre o assunto em que sejam divulgadas também as atitudes que psicólogos acreditam favorecer a saúde psíquica e o luto saudável.

“A perda gestacional pode provocar um enorme impacto emocional nas famílias, e nossa intenção é dar suporte a todas que passam por este sofrimento”.

O vereador diz que embora o luto de pais que perdem filhos seja motivo de empatia, o poder público pode e deve ir mais longe, humanizando o atendimento nos serviços de saúde, além de proporcionar às famílias enlutadas o acesso aos direitos previstos em leis.

“É importante sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde e de áreas jurídicas para que ajudem a validar o luto materno e paterno, especialmente no reconhecimento ao direito a licenças maternidade e paternidade”, alerta.

 

 

Ultimas Notícias