A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim decide nesta terça-feira (31) se a ONG Mova-se será ou não considerada de Utilidade Pública.
De autoria do presidente do Legislativo Municipal, vereador Bras Zagotto, a proposta é conseguir o Título de Utilidade Pública “que credencia a entidade a pleitear e receber auxílios, benefícios, emendas ou favores junto aos poderes públicos e entre os particulares (pessoas físicas e jurídicas)”, informou sua assessoria.
Bras Zagotto justifica o projeto afirmando que “o Mova-se é uma ONG que luta pela acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e visa a promoção de várias ações com objetivo de aumentar a visibilidade para a causa, provocar políticas públicas que garantam os direitos da pessoa com deficiência, além de levar informações que despertem a empatia e o respeito, aumentando as oportunidades.”
A Sessão em plenário começa às 14h e é transmitida também pelo YouTube e pela TV Sim, canal 16.1.
Como surgiu o Mova-se
O Mova-se é uma Organização da Sociedade Civil de Cachoeiro de Itapemirim criada em 2018 a partir do incômodo de uma mãe, a educadora parental Mônica Pitanga, que viu sua filha com uma doença genética rara sofrer bullying, olhares preconceituosos e ter seu acesso negado em alguns lugares, por causa da deficiência.
Ao viajar para outro país, Mônica e Luísa Pitanga experimentaram a liberdade de ir e vir. Com uma cadeira de rodas motorizada, conheceram outra realidade e lá puderam acessar todos os lugares e passeios que desejaram. Voltaram para o Brasil com muita vontade de mudar a cidade onde moram.
Assim surgiu o Mova-se, com a proposta de unir forças em torno da acessibilidade, mobilidade e da inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
O grupo começou informalmente e foi crescendo. Em 2019, se transformou em uma ONG que impacta diretamente cerca de 40 famílias de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.
Segundo o último censo do IBGE, 1/4 da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Essa é uma minoria gigantesca que sofre todos os dias pela falta de acessibilidade e inclusão, sonhamos com uma sociedade anticapacitista.
A sede da ONG Mova-se funciona na rua Rafael Dias Pacheco, 159, sala A, no bairro Recanto, em Cachoeiro.