qua 1/maio/2024 19:04
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vereadores vão emendar proejto do Executivo e propor descontos maiores no IPTU

Câmara quer aumentar desconto do IPTU

redacao
Redação Dia a Dia

O Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura à Câmara de Cachoeiro, que prevê descontos nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU),  receberá emendas na Casa de Leis para reduzir ainda mais os valores propostos.

Entre as emendas que já estão decididas, estão: 90% na cota única para o valor a maior cobrado em relação ao imposto de 2020 (a prefeitura propõe 80%) e, ainda, 80% para o pagamento parcelado (a prefeitura propõe 40%). A Câmara também vai sugerir descontos maiores para a cobrança do IPTU dos novos imóveis incluídos no Cadastro, e também para a Taxa do Lixo, especialmente de terrenos baldios e terrenos com garagens, além de outras alterações.

O projeto será votado quando for analisado pela Procuradoria, pelas comissões permanentes e também pela Comissão Especial do IPTU, criada pela Câmara para acompanhar e realizar estudos técnicos sobre a cobrança do imposto.

A CEI foi criada porque na cobrança do IPTU-2021 houve aumento expressivo em relação a 2020, esclarece o presidente da Câmara de Cachoeiro, Brás Zagotto.

“Estamos realizando reuniões internas, e já definimos em conjunto alguns valores dos descontos que iremos propor. Outros ainda estão sendo estudados. Sabemos da urgência da matéria, e nosso compromisso é votar o projeto rapidamente, para tranquilizar a população”, ressalta o presidente.

Ele lembra que o prazo para o início do pagamento será 15 de outubro. A data foi proposta pelos vereadores, e a Prefeitura, que inicialmente havia anunciado a prorrogação para 15 de setembro, acabou acatando a sugestão da Câmara, e a nova data já consta no projeto apresentado.

 

Publicidade

O presidente da Comissão Especial do IPTU, Diogo Lube (PP), esclarece que a ideia é que os vereadores apresentem suas propostas à Comissão, que irá reuni-las e apresentar emendas coletivas, em nome de todos os vereadores. “Isso porque todos nós queremos o máximo de desconto possível. Mas, naturalmente, os vereadores que preferirem poderão apresentar as emendas de forma individual”, diz.

Para Lube, uma das emendas fundamentais é que os descontos aprovados este ano sejam permanentes, isto é, que valham também para os próximos anos. Isso porque em 2022 entra em vigor a nova Planta Genérica de Valores (PGV). “Se não fixarmos esses descontos para os próximos anos, corremos o risco de, no ano que vem, ter que fazer tudo novamente, devido aos novos valores previstos na PGV”, alerta.

Lube diz ainda que a Comissão fará emenda determinando a ampla divulgação dos novos valores do IPTU e dos dados sobre a realização do recadastramento imobiliário, através não apenas do órgão oficial e das redes sociais da prefeitura, mas também dos veículos de comunicação. “A população está alarmada, e com razão. Então, entendemos que é necessário haver maior transparência, para que as informações cheguem de forma ampla e irrestrita a todos os munícipes”, afirma.

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

Leia mais