Caminhoneiros do setor de rochas do Sul do Espírito Santo realizam desde o início desta segunda-feira (12) uma paralisação na Rodovia do Frade, em Cachoeiro de Itapemirim, além de estradas de Vargem Alta, Atílio Vivácqua e Castelo. As pistas das rodovias não foram bloqueadas.
Os caminhoneiros reivindicam que a fiscalização da amarração das rochas nas carretas seja padronizada, além de uma definição para a forma correta de travamento dos cavaletes e liberação de licença para a utilização de nove eixos. Os motoristas também cobram um maior controle nas pedreiras para combater a fabricação de blocos fora do padrão. Eles querem ainda participar de reuniões para discutir estes tipos de mudanças.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Procurado pela reportagem, o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) informou, por meio de nota, que “vem atuando incansavelmente na realização de ações destinadas à divulgação da Resolução 354/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de rochas ornamentais no país, ao mesmo tempo que busca soluções para adequação da legislação e dos meios de transporte para as rochas ornamentais”.
Ainda segundo a nota do sindicato, “o atendimento aos pleitos apresentados pelos transportadores de rochas não abrange o rol de competências do sindicato patronal que, no entanto, em todos os instantes esteve e está à disposição das entidades e representações para o desenvolvimento de soluções que visem o transporte seguro acompanhando de justas medidas de controle por parte dos órgãos de fiscalização”.