Geral

Campanha de vacinação contra pólio começa nesta segunda-feira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (5), teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país. Os órgãos de saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional.

Também começa a campanha nacional de multivacinação nesta segunda-feira. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

No público alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

Covid-19

WhatsAppWhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

O Ministério da Saúde orientou a rede pública a adotar medidas de prevenção contra a Covid-19, para garantir a segurança das pessoas que comparecerem aos postos.

Entre as orientações para as unidades de saúde estão garantir a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoa a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação.

De acordo com o ministério, até o momento não há contraindicação médica para vacinar pessoas com infecção pelo novo coronavírus. Caso alguma pessoa com covid-19, suspeita ou confirmada, esteja hospitalizada ou em unidade de saúde com sala de vacina, ela deve receber as doses de acordo com o calendário nacional de vacinação.

A campanha nacional também visa a conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a proteção contra diversas doenças, no âmbito do Movimento Vacina Brasil, lançado no ano passado com o objetivo de combater as fake news e aumentar a cobertura vacinal da população.

Fonte: Agência Brasil

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Volkswagen do Brasil inicia importações pelos portos do Espírito Santo

A Volkswagen do Brasil é mais uma gigante do setor automotivo a utilizar a infraestrutura…

11 horas ago

Padre de Rio Novo nomeado bispo pelo Papa Francisco será ordenado em Cachoeiro

O Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, de 60 anos, atual pároco da Paróquia Santo Antônio de…

12 horas ago

Casagrande: “Ricardo mostrou estatura e liderança no comando do Espírito Santo”

Durante evento da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), na manhã de segunda-feira (31),…

13 horas ago

CNH gratuita: governo anuncia 7 mil vagas para 2025

O governo do estado anunciou nesta terça-feira (1º) 7 mil vagas para o CNH Social…

14 horas ago

Saiba como o hibisco pode deixar seu jardim mais exótico e colorido

O hibisco é uma planta que impressiona à primeira vista. Suas flores grandes, de cores…

17 horas ago

Cachoeirenses podem destinar parte do Imposto de Renda a fundos municipais

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim incentiva os contribuintes a destinarem parte do Imposto…

18 horas ago