Quem transita pelos principais centros comerciais durante o período das compras natalinas, nos municípios do Caparaó Capixaba, vai perceber a presença do 3° Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo que realiza a Operação Natal na região.
O período da operação começou no dia 11 e vai até 24 de dezembro, para proporcionar sensação de segurança às pessoas nos municípios de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado.
É que com a chegada do mês de dezembro, caracterizado por celebrações, férias e o início do verão, observa-se um considerável aumento na circulação de pessoas e bens nas áreas comerciais.
Este aumento de atividade propicia condições propícias para a ocorrência de diversos delitos, tais como furtos, roubos e fraudes.
Diante desse cenário, a Polícia Militar do Espírito Santo iniciou um esforço adicional para preservar a ordem pública. Assim, a “Operação Natal” visa implementar um policiamento ostensivo direcionando recursos para os locais e horários de maior concentração de pessoas.
Para atingir esse propósito, a PMES definiu objetivos específicos, como o reforço do policiamento ostensivo nas áreas comerciais, a ampliação do patrulhamento preventivo e a realização de abordagens a pessoas em atitude suspeita e a veículos.