dom 16/março/2025 07:03
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Governo / ES

Carnaval do ES teve menor número de homicídios da série histórica

redacao
Redação Dia a Dia
Balanço de carnaval registra queda em número de homicídios

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, nesta quinta-feira (06), o balanço da Operação Carnaval 2025. De acordo com os dados da Gerência do Observatório da Segurança Pública (Geosp), o Carnaval 2025 registrou redução nos homicídios, mortes no trânsito, crimes contra o patrimônio e ocorrências de perturbação e vias de fato. Não houve registros de feminicídios e nem latrocínios.

A série histórica do Carnaval no Espírito Santo, iniciada em 2001, aponta que em 2025 o Estado registrou seis homicídios dolosos, sendo este o menor registro da série histórica. Os casos ocorreram nos municípios de Afonso Cláudio, Cariacica, Sooretama, São Mateus, Vitória e Vila Velha. Antes de 2025, o menor registro foi em 2022, com 14 casos. As tentativas de homicídio caíram de 39, em 2024 para 36, em 2025.

“Este ano atingimos um dado histórico, que é a menor quantidade de homicídios dolosos em um Carnaval. Este é um dado muito significativo, que podemos atribuir ao planejamento e ao empenho operacional das forças de segurança. Fizemos este planejamento com base na mancha criminal, levando em conta os locais de maior incidência de crimes patrimoniais e crimes contra a vida, e podemos afirmar que este planejamento foi exitoso”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Com relação às mortes no trânsito, o Espírito Santo registrou redução em 2025, comparado a 2024. No Carnaval deste ano foram nove vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito, contra 12 registros no ano passado, o que representa redução de 25%.

“Destacamos três estratégias que utilizamos, com foco no trânsito: a produção e veiculação de campanhas educativas; uma operação logo no primeiro dia, sexta-feira, para criar um impacto na abertura do Carnaval, integrado a uma estratégia nacional; e a presença sistemática da fiscalização, em conjunto com as forças de segurança, durante todo o feriado”, explicou o diretor-geral do Detran ES, Givaldo Vieira.

Outro indicador que apresentou redução em 2025 foram os crimes contra o patrimônio. O número de roubos e furtos a pessoas reduziu de 168 casos, em 2024 para 64, em 2025, representando uma queda de aproximadamente 62%. Da mesma forma, os roubos e furtos em residências e comércios caíram de 42 para 25 casos e de 41 para 25 casos, respectivamente.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Os casos de perturbação da tranquilidade também caíram de 57 para 47 registros, indicando que houve menor incidência de reclamações relacionadas a som alto, e os registros de vias de fato apresentaram uma leve redução, passando de 68 casos, em 2024 para 66, em 2025.

O único indicador que registrou aumento, na comparação com 2024, foi o de crimes relacionados à violência doméstica. Foram 284 registros em 2025, contra 269 em 2024, um crescimento de 5,5%. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou 731 requerimentos de Medidas Protetivas de Urgência (MPU).

“Isso demonstra que as mulheres estão tendo mais coragem de denunciar seus agressores e procurar ajuda policial. Temos que destacar que nossos policiais estão à disposição, preparados, para receber essa denúncia, acolher essa mulher e dar o devido encaminhamento. Temos que parabenizar essas mulheres e encorajá-las, para que nenhum agressor fique impune”, pontuou o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

Ações policiais

Os resultados no período de folia estão diretamente relacionados ao planejamento e atuação conjunta das forças de segurança. A Operação Carnaval 2025 mobilizou 11.797 agentes das forças de segurança estaduais, além das Guardas Municipais e outros órgãos que trabalharam para promover um Carnaval pacífico no Espírito Santo. A presença massiva e coordenada de policiais em locais de folia reduziu os indicadores de violência ao mesmo tempo em que resultou em aumento no número de prisões e apreensões.

Durante o Carnaval 2025, 491 pessoas foram detidas/conduzidas para delegacias em todo o Estado, contra 467, em 2024. O número de menores detidos teve um aumento expressivo, passando de 29 para 51 casos, indicando um maior envolvimento de jovens em atos infracionais durante o período de Carnaval. No período, 50 armas de fogo foram apreendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte escolar tem falhas em Cachoeiro

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar

Padre Reginaldo Manzotti na Festa da Penha

Show com Padre Reginaldo Mazotti encerrará Festa da Penha

BRK lança relatório de água

BRK disponibiliza relatório de qualidade da água de Cachoeiro

Lei Aldir Blanc-14-03-2025

Contemplados da Lei Aldir Blanc reclamam de atraso nos pagamentos em Cachoeiro

Dia Mundial da Água vai ser comemorado com passeio ciclístico

Passeio ciclístico vai celebrar o Dia Mundial da Água em Marataízes

Declaração do IR 2025 começa nesta segunda

Declaração do IR 2025 começa na segunda. Confira as regras

Bispo de Cachoeiro lança livro sobre Moçambique

Bispo da Diocese de Cachoeiro lança livro sobre suas experiências em Moçambique

5 flores vermelhas que simbolizam paixão e força

5 flores vermelhas que simbolizam paixão e força

Leia mais