qua 21/maio/2025 11:01
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casa de Roberto Carlos ganhará rua ampliada, praça e estacionamento

Foto: Ronaldo Santos

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, reuniu a imprensa nesta quinta-feira (1º) em um ato simbolico de entrega ao vice-governador Ricardo Ferraço da proposta de revitalização do entorno da Casa de Cultura Roberto Carlos, local onde nasceu o “Rei” e que hoje funciona como museu.

O imóvel, situado na Rua João de Deus Madureira, Centro, fica em uma via estreita, com diversos imóveis abandonados e sem estrutura adequada para receber visitantes.

Foto: Alessandro de Paula

O projeto, segundo Ferraço, prevê a demolição de alguns imóveis e desapropriações amigáveis para alargar a rua de acesso, além da construção de uma praça – que se chamará Lady Laura, nome da mãe do cantor – ao lado da casa de Roberto.

“Hoje, a casa está escondida. Com a demolição do prédio que já é da prefeitura, vamos dar visibilidade. Essa praça vai valorizar a Casa de Roberto Carlos”, destacou.

Outra etapa da proposta é a criação da Casa do Artesão nos fundos do imóvel, além da ampliação da via para permitir o trânsito de ônibus e veículos de turismo, e a construção de um estacionamento.

Foto: Ronaldo Santos

“Queremos transformar esse espaço em um polo de turismo cultural. A casa do nosso rei merece estar à altura da sua história”, afirmou o prefeito.

Durante o encontro, o vice-governador destacou a importância e o simbolismo do projeto: “Roberto Carlos leva o nome de Cachoeiro para o mundo. É hora de devolvermos a ele uma homenagem à altura, com um centro cultural que será referência nacional.”

Ricardo Ferraço enfatizou que o governo do Estado é parceiro de Cachoeiro. “A presença do governo do Estado aqui é para dar a Cachoeiro o que ela merece, pelas contribuições que oferece ao desenvolvimento do Espírito Santo”, ressaltou.

Ricardo destacou ainda que “o governador Renato Casagrande tem um carinho especial por essa cidade, e isso se reflete nos investimentos que estão sendo realizados e nos que virão”, disse.

O prefeito concluiu reforçando a união de esforços com o Estado: “O governador sempre foi um pai e uma mãe para Cachoeiro. Ricardo veio aqui para levar essa proposta adiante, e vamos batalhar para tirar esse projeto do papel”.

Área do antigo Posto Oásis será integrada

Durante apresentação do projeto de revitalização do entorno da Casa de Cultura Roberto Carlos, o prefeito Theodorico Ferraço anunciou a integração do espaço à área onde funcionava o antigo Posto Oásis.

O área do posto, que foi demolido pela prefeitura em junho do ano passado, fará parte de um corredor urbano que ligará a casa do cantor à nova área de convivência.

“Esse projeto é um prolongamento que vai daqui até o Oásis. Queremos fazer uma integração com o comércio”, disse Ferraço.

Foto: Ronaldo Santos

O comércio perto do antigo Posto Oásis vem sofrendo com as obras de macrodrenagem, importante para evitar alagamentos no bairro Nova Brasília e outros pontos da cidade.

A situação melhorou esta semana, após a prefeitura liberar o trânsito na rua onde funcionava o Shopping Popular, voltando a ter movimento de veículos no local.

Porém a região ainda segue com intervenções, com presença de homens, máquinas e poeira. A expectativa de Ferraço é que nos próximos 10 dias o serviço seja concluído.

Veja os principais pontos do projeto apresentado

Foto: Alessandro de Paula

Abertura da via de acesso: Rua estreita será alargada por meio de desapropriações amigáveis para permitir acesso de ônibus e veículos turísticos.

Demolição de imóvel abandonado: Um prédio ao lado da Casa de Cultura já pertencente à Prefeitura será demolido para dar lugar à Praça Lady Laura.

Casa do Artesão: Nos fundos da Casa de Cultura será construída uma estrutura dedicada ao artesanato local.

Estacionamento para visitantes: Um imóvel inabitado próximo à escadaria da rua será desapropriado futuramente para a construção de um estacionamento.

Integração com o comércio: A revitalização incluirá ações para movimentar o comércio, interligando a área até o terreno onde era o Posto Oásis, que está em fase de acabamento.

Projeto cultural de impacto nacional: A meta é transformar o espaço em uma referência turística e cultural com apoio do Governo do Estado.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ocorrencia VNI (1)

Lavanderia é flagrada furtando energia em Venda Nova

Polícia Federal

Polícia Federal abre inscrições para concurso

telescópio

Cachoeiro recebe Encontro de Astronomia nesta semana

cafe

Colheita do café arábica começa no Espírito Santo

cuidador de idosos

Curso gratuito de cuidador de idosos abre inscrições

réus sogros de vicotr coelho

Casal pega mais de 60 anos por matar sogros de Victor Coelho

Foto Papa

Dar a palavra aos pobres: apelo do Papa Leão XIV à Igreja e ao Mundo

festa conduru 24

Festa de Conduru 2025: shows e programação religiosa

Leia mais