sáb 20/abril/2024 06:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Samarco

Casagrande afirma que Samarco deve retomar atividades no segundo semestre de 2020

Erika Santos

O governador Renato Casagrande afirmou nesta segunda-feira (7), pelo Twitter, que recebeu do presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, a informação de que a empresa receberá ainda este mês o aval para a retomada das operações.

“Em reunião com o presidente da Samarco, em BH, fui informado que até o dia 25 deste mês a empresa receberá a licença definitiva para retomada das operações em Anchieta e, durante o segundo semestre de 2020, reiniciará as atividades com 26% da capacidade”, anunciou o governador, que participou de uma reunião com a direção da empresa, em Belo Horizonte.

Casagrande em reunião com a diretoria da Samarco. Foto: Governo do Estado

Casagrande destacou a importância da retomada da empresa para o desenvolvimento do Estado e de toda região Sul.

“A possibilidade de retomada mesmo que parcial é importante para o Estado, principalmente para o Litoral Sul capixaba. Gera expectativa de mais emprego e atividade econômica. Atendidas às exigências ambientais é importante que se retome”, afirmou o governador.

Participaram da reunião: o secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffman; o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Duque; e o gerente de Meio Ambiente da Samarco, Márcio Perdigão.

As licenças ambientais definitivas deverão ser emitidas até o dia 25 deste mês, de acordo com o presidente da mineradora. As operações em Mariana (MG) começam imediatamente após a emissão das permissões.

Paralisação

As atividades da mineradora foram interrompidas em 2015, quando a barragem de Fundão, em Mariana, se rompeu com milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, deixando 19 mortos e um rastro de destruição.

O acidente teve reflexos no meio ambiente do Espírito Santo. A lama de rejeitos que atingiu o Rio Doce provocou prejuízo em Baixo Guandu, Colatina, Linhares e São Mateus.
A mineradora operava em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e a paralisação de suas atividades afetou negativamente a economia da cidade.

Termo de compromisso

Em 9 de setembro, a Samarco, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Aecom do Brasil firmaram um termo de compromisso com objetivo de acompanhar, por meio de auditoria técnica independente a ser contratada pela mineradora, a eventual retomada das operações da empresa em Mariana (MG). A assinatura do documento aconteceu em Belo Horizonte.

O acordo, segundo o Ministério Público, prevê a auditoria dos projetos e planos de mitigação de riscos para a execução das atividades de fechamento da barragem de Germano, cava de Germano e diques de Sela, Selinha e Tulipa.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais