ter 16/dezembro/2025 00:54
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casagrande anuncia compra de ônibus elétricos para frota do Sistema Transcol

Em 2022 o Governo do Estado vai adquirir quatro ônibus elétricos que serão agregados ao Sistema Transcol, totalizando 180 novos carros previstos a serem incorporados à frota.

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em evento realizado no Palácio Anchieta nesta quarta-feira (22). Essa aquisição dá continuidade ao processo de renovação da frota do Sistema Transcol, destacou o governador.

Segundo ele, o Estado está no processo de renovação e passará de 600 ônibus novos circulando nesse período de quatro anos, o que é importante porque dá mais qualidade para o usuário.

Casagrande destaca ainda que o sistema de Vitória foi incorporado ao Transcol e que agora o próximo passo é testar os quatro ônibus elétricos, que farão o trajeto do terminal de Laranjeiras até o de Campo Grande.

“Vamos testar o desenvolvimento desses veículos elétricos e, dando certo, vamos estabelecer um cronograma de aquisição, pois é importante para o nosso programa de carbono zero migrar de veículos a combustão para os elétricos”, explicou o governador.

Todos os novos veículos serão equipados com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entretenimento a bordo, além do sistema InBus, que mostra a lotação em tempo real dos coletivos.

Casagrande lembrou ainda que desde o início de 2019 o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas, a aquisição de 600 veículos 0km, com ar-condicionado para a frota do Sistema Transcol. Deste total, 430 veículos já estão circulando no sistema.

De acordo com o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o objetivo é testar a tecnologia para incorporação na frota do sistema.

Enfatiza que os investimentos em renovação de frota precisam ser contínuos para garantir a qualidade do serviço que é prestado à população e que a aquisição destes carros elétricos vai ajudar a entender melhor como eles vão se adaptar ao sistema.

“Isso ajudará a definir os modelos que serão usados no Sistema Transcol para os próximos anos, levando-se em conta aspectos econômicos, ambientais e de conforto ao usuário”, explicou o secretário.

A previsão é de que parte dos novos veículos já entre em operação ainda no primeiro semestre de 2022. Em abril deste ano, os 70 primeiros veículos novos previstos para 2021 já tinham sido entregues.

Os outros 230 veículos chegaram gradativamente até o final de julho, completando as entregas da renovação. Entre eles, estão 18 veículos articulados.

Todos eles são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema Inbus, além do  entretenimento a bordo. Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a instalação de Wi-Fi também nos terminais de integração.

Também foi feita a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, que possibilitam denunciar lotação e o não uso de máscaras nos coletivos.

Pelo aplicativo, também é possível efetuar a recarga do CartãoGV e fazer a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus.

Já em 2020, foi  realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais