Governador apresenta o plano, ao lado dos secretários Vitor de Angelo e Marcelo Calmom. Foto: Hélio Filho/Secom

Casagrande anuncia reajuste de até 25% no salário dos professores

Casagrande anuncia reajuste de até 25% no salário dos professores
Casagrande anuncia reajuste de até 25% no salário dos professores
Redação Dia a Dia

O governo do estado vai encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto de lei que visa a reestruturação do plano de carreira do magistério e da tabela de subsídios.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26) pelo governador Renato Casagrande, em live transmitida nas redes sociais, ao lado do secretário de Educação, Vitor de Angelo, e do secretário de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmom.

Em média, o percentual de correção será de 18,5%. Professores com nível superior receberão reajuste de 25% no salário de entrada.

“É um anúncio importante para os professores e profissionais da educação, que estão fazendo um esforço gigantesco para recuperar o tempo perdido por causa da pandemia”, destacou o governador Renato Casagrande.

O projeto de lei é retroativo ao mês de janeiro de 2021 e estabelece um reajuste na carreira dos professores que recebem por subsídio.

O governador ressalta que a lei federal aprovada pelo Congresso Nacional proibiu qualquer correção salarial ou abono nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia.

Contudo, explicou, o Governo do Espírito Santo buscou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) uma forma para operacionalizar a medida.

Por lei, explicou Casagrande, o Estado precisa investir 70% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em profissionais da ativa.

“Por isso, desde abril nós fomos ao STF para tentar conceder o reajuste aos professores. Como não houve resposta, acionamos o Tribunal de Contas, que nos deu posição favorável. . É mais um ato nosso de valorização dos profissionais da educação”, reforçou.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias