O governador Renato Casagrande anunciou, durante coletiva com a imprensa realizada nesta quinta-feira (5) em Cachoeiro, um amplo plano para reforçar a segurança pública no Espírito Santo, com a inclusão de 4.050 novos policiais no efetivo entre 2024 e 2025.
A iniciativa abrange policiais militares, civis e bombeiros, consolidando o compromisso do governo estadual com a redução da criminalidade e o fortalecimento da segurança em todas as regiões do estado.
“Recentemente, colocamos 1 mil novos policiais militares na ativa, já distribuídos entre os municípios. Em novembro, iniciamos a formação de mais 1 mil policiais militares, que estarão prontos ao longo de 2025”, destacou Casagrande.
Além disso, o governador anunciou a contratação de 1.050 oficiais e investigadores de polícia (OIPs) — profissionais que unificam as funções de escrivão, investigador e agente — e a abertura de um novo concurso para mais 1 mil policiais militares.
“A segurança pública é prioridade. Ficamos de 2015 a 2018 sem contratar nenhum policial, mas desde 2019 retomamos as contratações, e seguimos recuperando o efetivo. Isso é fundamental para que possamos atender a demanda de todos os municípios do estado”, explicou Casagrande.
O governador também destacou que a formação dos policiais inclui treinamento especializado para atender as necessidades das diversas regiões, inclusive áreas turísticas, como o Caparaó, que terá reforço no efetivo para garantir segurança aos visitantes.
Redução nos homicídios
Casagrande destacou os avanços já alcançados desde o início de sua gestão, ressaltando que o estado está prestes a fechar o ano de 2024 com menos de 900 homicídios, a menor taxa da história do Espírito Santo.
“Quando assumimos o governo em 2011 pela primeira vez, o estado tinha quase 2 mil homicídios por ano. Não estamos comemorando, mas é importante registrar que estamos no caminho certo. Continuaremos investindo em segurança pública e no programa Estado Presente para levar paz ao povo capixaba”, afirmou o governador.