sex 29/março/2024 11:14
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casagrande divulga mapa e anuncia restrições para bares e restaurantes

redacao
Redação Dia a Dia

O governador Renato Casagrande anunciou nesta sexta-feira (20) o 32º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (23) e o domingo (29), além de restrições para bares e restaurantes em cidades classificadas no risco moderado.

Do total de municípios capixabas, 73 estão classificados em risco baixo. Outros cinco estão em risco moderado: Barra de São Francisco, Cariacica, Ecoporanga, Viana e Vitória. Não há nenhum município em risco alto.

Nas cidades em risco moderado, bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sábado até as 22h. Aos domingos, até as 16h. Não houve mudanças no horário do comércio que, segundo Casagrande, é uma atividade com ambiente controlado.

“Estamos estabelecendo limitações para bares e restaurantes porque não são ambientes que se mantiveram controlados. As pessoas, logicamente, precisam tirar as máscaras, confraternizam muito mais, se aproximam muito mais e falta esse cuidado para evitar esse contágio. É um sinal de que nós precisamos tomar mais cuidados, especialmente nos locais em que temos que tirar as máscaras. Restaurantes e bares são dessa forma”, disse Casagrande.

Renato Casagrande anunciou as restrições. Foto: YouTube/Renato Casagrande

O governador anunciou ainda que eventos corporativos poderão ser realizados com limite de 300 pessoas nos municípios em risco moderado.

Escolas públicas e privadas terão apenas atividades remotas nas cidades em risco moderado.

Pressão no sistema

Casagrande disse que o aumento no número de casos de Covid-19 pressiona o sistema de saúde.

“Tivemos um auge, assistimos o mapa ficar verde, nos cansamos de tantos protocolos e acabamos nos acomodando. Essa acomodação levou à interação, à aglomeração, ao contágio. Agora estamos correndo o risco de ter uma maior pressão no sistema de saúde. E isso é um problema para nós, porque no auge da pandemia suspendemos cirurgias eletivas, o trânsito era reduzido, então tínhamos poucos acidentes e as crianças não iam para as escolas. Agora não, nós temos a Covid-19 e todas as outras enfermidades e problemas de acidente ou violência. A pressão sob o sistema de saúde é muito forte neste momento”, disse o governador.

Matriz de Risco

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Classificação dos municípios capixabas

Risco moderado

Barra de São Francisco, Cariacica, Ecoporanga, Viana e Vitória.

Risco baixo (verde)

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais