As comemorações do Dia de Cachoeiro, que sempre foram marcadas por desfile escolar e ampla programação de homenagens, foram diferentes neste 29 de junho em que as aglomerações estão sendo evitadas em função da pandemia provocada pela Covid-19.
Mas o Dia de São Pedro não passou em branco. O governador Renato Casagrande foi recebido pelo prefeito Victor Coelho para uma homenagem a Newton Braga, escritor cachoeirense idealizador da festa máxima no dia do padroeiro da cidade.
Foram depositadas flores no busto do escritor, na Praça Jerônimo Monteiro. “Cachoeiro é um marco importante para o Espírito Santo. É base da cultura capixaba, sempre foi uma cidade que prosperou e gerou pessoas muito importantes para vida cultural e econômica do Estado”, destacou o governador.
Casagrande destacou que sua presença no dia da festa máxima é porque está comemorando a cidade de Cachoeiro e fazendo sua homenagem a Newton e Rubem Braga e a todos que deram sua contribuição para a cultura do Estado e do Brasil.
“Depositar flores no busto de Newton Braga é lembrar sua importância para a cultura do Estado e do Brasil. Mas também trouxermos investimentos para homenagear Cachoeiro com obras importantes para os moradores do município”.
O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, falou da importância da homenagem ao escritor e poeta Newton Braga. “É um momento de celebrar a vida. Dentro de todos os protocolos, não podemos deixar essa data passar em branco. A Festa de Cachoeiro é muito representativa. Estamos com saudades do desfile escolar, dos shows no Parque de Exposição, rodeio e todas as nossas tradições. Mas estamos um ritmo bem avançado de vacinação e esperamos no próximo ano comemorar, de forma comedida, com os encontros presenciais”.
O prefeito enfatizou ainda que Newton Braga merece ser reverenciado pela população de Cachoeiro. “Um cara fora do seu tempo, de um espírito coletivo imenso, que criou um dia para homenagear pessoas ilustres, num bairrismo bom. Pensar em criar algo para rever amigos e homenagear pessoas ilustres que fizeram suas contribuições para a cidade merece de fato todos os aplausos. Uma tradição que precisa ser perpetuada para sempre”.
Após a solenidade de homenagem, a comitiva se dirigiu para ao auditório da Escola Zilma Coelho Pinto, onde foram assinadas várias ordens de serviço.