O governador Renato Casagrande participou, nesta sexta-feira (16), do 23° Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro, um dos principais encontros do setor produtivo brasileiro.
Durante o evento, que abordou o tema “Desenvolvimento sustentável do Brasil”, Casagrande dividiu o palco com governadores dos estados do Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Amazonas para discutir os desafios e oportunidades enfrentados pelas gestões públicas.
O governador chamou a atenção para um desafio iminente que os estados menos populosos, como o Espírito Santo, enfrentarão com a implementação do novo sistema tributário nacional.
“Iremos enfrentar um outro desafio em breve com o novo sistema tributário nacional que está em vias de votação final no Congresso. Os estados mais populosos tendem a ganhar competitividade, enquanto os menos populosos, como o Espírito Santo, terão de se desdobrar para sermos efetivos”, explicou.
Casagrande voltou a destacar as conquistas obtidas pela administração estadual ao longo dos últimos anos: “Sempre que estamos em fóruns desta envergadura, dentro ou fora do País, trago o exemplo do Espírito Santo que, desde o meu primeiro mandato, é nota A do Tesouro Nacional. Essa gestão fiscal responsável e o nível de organização que temos nos permite fazer investimentos para melhorar a vida da população.”
O governador prosseguiu: “Temos ainda um Fundo Soberano, que já tem disponíveis R$ 1,7 bilhão para investir em empresas de inovação e para fazermos a transição energética. Não nos furtamos a investir, sendo fomos o Estado que mais investiu em 2023, com 20% da receita corrente líquida sendo destinada para infraestrutura”, citou Casagrande.