O governador Renato Casagrande reviveu seus tempos de estudante ao entregar nesta segunda-feira (10) a nova Escola Estadual João Bley, em Castelo, que foi ampliada e reformada.
O investimento foi de aproximadamente R$ 5,1 milhões na unidade de ensino, que possui uma área de 15 mil metros quadrados e capacidade para atender 1.200 estudantes.
A escola conta com 2 laboratórios de informática, um de química, um de biologia e um de física e matemática. Vinte salas de aula, uma sala de artes, uma de linguagem, refeitório, sala de troféus, uma biblioteca com mais de 37 mil exemplares, piscina, duas quadras, um ginásio e um campo de futebol.
“Essa entrega é a mais importante pra mim, pois estudei aqui durante seis anos e essa é a maior escola do Espírito Santo, com excelente estrutura. Queremos que essa unidade seja cada vez mais um instrumento de qualidade na educação. A educação é o caminho para que uma família saia da linha da pobreza e passe a ter uma boa renda. Somente a educação pode transformar a vida das pessoas”, afirmou Casagrande, que recebeu uma homenagem como ex-aluno da instituição.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Além do governador, um funcionário antigo da escola, carinhosamente conhecido como Chumbeta, também foi homenageado. Um grupo de dança da escola se apresentou durante a solenidade.
A cerimônia, ocorrida na manhã desta segunda-feira e que marcou a abertura do ano escolar na cidade, contou com a participação do prefeito de Castelo, Domingos Fracaroli; do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angeli; do deputado federal Evair de Melo; dentre outras autoridades.
Ordem de serviço
Com o objetivo de melhorar o acesso às áreas urbanas do município de Castelo, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou durante a solenidade a Ordem de Serviço do Programa “Calçamento Rural”. Serão atendidas as comunidades de Jaboticabeira e Conquista, Ubá, Macuco à Santa Maria, Arapoca e Jaboticabeira. O investimento é de R$ 522,2 mil.
Foram doados ao município um total de 10.866,00 metros quadrados de blocos intertravados do tipo holandês e mais 4.252,00 metros de meio-fio. O papel da Seag é fornecer os blocos e a Prefeitura realiza a instalação e toda a infraestrutura necessária na obra.
“O calçamento rural viabiliza mais qualidade de vida e bem-estar social aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, o investimento significa mais dignidade para as pessoas que moram nessas localidades. Quando o calçamento chega às comunidades, a gente facilita o acesso da população rural às sedes das cidades”, disse o secretário de Agricultura, Paulo Foletto.