A vice-governadora Jacqueline Moraes assumiu o Governo do Estado em solenidade na manhã desta sexta-feira (11) na Residência Oficial em Vila Velha. Ele fica no cargo até o dia 20 de novembro.
A transmissão do cargo foi necessária em virtude da participação do governador Renato Casagrande na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que acontece no Egito.
Neste período, Casagrande vai representar o Brasil e o Espírito Santo na COP 27. Ele é o coordenador da coalizão Governadores Pelo Clima (GPC) e preside o Consórcio Brasil Verde, que conta com a adesão de 21 Estados brasileiros.
Será a quarta vez durante a atual gestão que a vice-governadora passa a responder pela chefia do Executivo Estadual.
Curiosidade
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Durante o ato de transferência de cargo, tanto o governador Renato Casagrande quanto a vice-governadora Jacqueline Moraes precisam assinar a ata, registrada em livro.
Desta vez, foi utilizada a última página do atual livro, iniciado no dia 26 de maio de 1984 quando o então governador Gerson Camata transmitiu o cargo ao vice-governador, José Moraes.
Casagrande, atual governador reeleito, também aproveitou o livro para recordar as seis vezes que assumiu como governador nas ausências do então chefe do Executivo Estadual, Vitor Buaiz.
A primeira vez que o governador assumiu foi em 16 de julho de 1995 quando Vitor Buaiz viajou em missão oficial para o Beirute, no Líbano.
Com o encerramento deste livro que contou a história de tantos governadores, Casagrande e Jacqueline Moraes ficarão novamente marcados como os primeiros registros do próximo livro, que será iniciado no próximo dia 21.