Cachoeiro de Itapemirim pode receber um importante reforço na valorização de sua história e cultura. A Casa de Cultura Roberto Carlos e a Casa dos Braga estão prestes a ser reconhecidos como pontos de relevante interesse cultural. A iniciativa é do deputado Coronel Weliton (PRD), que apresentou dois Projetos de Lei (PL) na Assembleia Legislativa.
O PL 682/2024 propõe o reconhecimento da Casa de Cultura Roberto Carlos,, onde o “rei” morou com seu pai e irmãos até os 13 anos de idade, antes de se mudar para o Rio de Janeiro. O imóvel foi adquirido pela prefeitura, restaurado e transformado em museu, reunindo itens pessoais do artista e preservando parte de sua trajetória. Tombada pelo município desde 2003, a casa se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade.
Já o PL 683/2024 reconhece como de relevante interesse cultural a Casa dos Braga, localizada entre as ruas 25 de Março e José Garioli Filho. A casa foi lar do renomado cronista Rubem Braga e pertence à prefeitura desde 1985. O espaço funciona como um centro cultural, abrigando móveis originais, documentos, fotografias e livros que ajudam a contar a história do escritor e sua família.
Rubem Braga morreu em 1990, aos 77 anos, no Rio de Janeiro, devido a uma insuficiência respiratória (ele sofria de câncer de laringe). Atendendo a seu pedido, suas cinzas foram jogadas no Rio Itapemirim.
Se aprovadas, as propostas reforçarão a importância desses locais para a memória cultural de Cachoeiro de Itapemirim, ampliando sua preservação e valorização.
Os projetos passarão pela análise das comissões de Justiça, de Cultura e de Finanças. Acompanhe o andamento de cada proposta na Ales:
PL 682/2024
PL 683/2024
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲