Um caso curioso na Espanha chamou atenção para a transmissão da dengue. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença só é transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti, mas a contaminação também foi diagnosticada em um homem de 41 anos, na capital espanhola, após manter relações sexuais sem proteção com o parceiro que havia contraído o vírus, durante viagem para Cuba e República Dominicana.
As autoridades espanholas confirmaram que esse é o primeiro caso de transmissão de dengue através de relações sexuais em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença.
Exceção
Apesar da confirmação, o infectologista, doutror Crispim Cerutti Junior, ressalta que não há motivos para preocupação. “Isso é uma situação de exceção. O maior risco dessa doença é a exposição ao mosquito. Se ela pode resistir na secreção sexual e ela pode ser eventualmente transmitida por essa via, isso não é a transmissão preferencial e também não mobiliza esforços para abrir mais uma frente de prevenção”, afirma.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Segundo o infectologista, a transmissão sexual da dengue pode ser evitada com a utilização de preservativos. “O que se recomenda hoje é a prática do sexo seguro, e isso é uma coisa de aplicação universal, em função de transmissão de outros patógenos que são preferencialmente transmitidos pela relação sexual.”
O médico destaca que já existem estudos avançados quanto a prevenção da dengue por meio de vacinas, além do método tradicional de cuidados com acúmulo de água e possíveis ambientes reprodutores do mosquitos, que ajudam no combate ao Aedes aegypti.